Home / Internacional

INTERNACIONAL

Cigarro eletrônico causa buraco em pulmão de jovem

Jovem, de apenas 25 anos, apresentou dificuldade em respirar e precisou ser internado

Reprodução/Redes sociais Reprodução/Redes sociais

O jovem Joseph Lawrence, de 25 anos, compartilhou em suas redes sociais um diagnóstico nada positivo pelo uso contínuo de vape: um buraco no pulmão. Conforme a publicação, o rapaz de Las Vegas consumia o vape de com sabor de frutas diariamente.

Lawrence descobriu o buraco após apresentar dificuldade em respirar no início de março. Ao ir para o hospital, os exames apontaram que seus pulmões estavam colapsando devido ao uso do cigarro eletrônico.

A condição se dá quando há uma cavidade no pulmão, levando o ar a entrar em espaços vazios entre o pulmão e a caixa torácica. Embora o diagnóstico assuste, a condição é tratável e tem baixa taxa de letalidade.

Em sua conta no X, o jovem fez um apelo para que as pessoas parem de usar o cigarro eletrônico.

"Se você fuma, por favor, considere desistir. Outro dia tive um buraco no pulmão e tive que ser levado às pressas para o pronto-socorro porque não conseguia respirar. Felizmente estou bem [agora] e não entrou em colapso total. Por favor, cuidem-se e parem de usar, não vale a pena".

Um estudo do The Ohio State University Comprehensive Cancer Center e da Southern California Keck School of Medicine constatou que usar vapes por 30 dias pode causar problemas respiratórios, e afeta até mesmo jovens saudáveis, usuários comuns desses dispositivos.

No Brasil, a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos permanecem proibidas após revisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2022, com base em evidências de que não auxiliam no tratamento do tabagismo e representam riscos à saúde por conterem nicotina.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias