Colapso no sistema do SUS deixa população sem acesso a exames
Diário da Manhã
Publicado em 17 de maio de 2018 às 01:05 | Atualizado há 7 anos
- 1.600 municípios em todo o País utilizam o sistema do Ministério da Saúde. Em Goiás, Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo
Quem precisou ou está precisando fazer exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está enfrentando muitas dificuldades em vários municípios do Estado de Goiás e do Brasil. É que o Sisreg – Sistema Nacional de Regulação, criado pelo Ministério da Saúde para agilizar a emissão de chequinhos para exames, entre outros serviços, entrou em colapso ontem na emissão de chequinhos para exames.O programa travou e muita gente teve que ir embora sem atendimento. O sistema já vinha enfrentando dificuldades desde segunda-feira, operando de forma muito lenta deixando de atender muitas pessoas.
Procuramos a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, onde muita gente deixou de ser atendida em relação a emissão de chequinho para exames. A Secretaria respondeu através de nota afirmando que “O Sistema Nacional de Regulação (SisReg) do Ministério da Saúde está sendo atualizado e algumas atividades estão comprometidas. Por conta disso, o chequinho ambulatorial para agendamento de exames em municípios que utilizam o sistema não está sendo realizado neste momento. O Ministério da Saúde informou que está trabalhando para resolver o problema o mais breve possível e que informará as secretarias assim que o sistema estiver normalizado”, conclui a nota. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia é que até segunda-feira a situação se normalize.
Em todo o Brasil, 1.600 municípios utilizam o sistema de regulação Sisreg. Tentamos contato com o Ministério da Saúde mas até o fechamento desta matéria não conseguimos retorno. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde informou que no Estado o sistema está funcionando normalmente. Entramos em contato também com as secretarias municipais de Saúde de Senador Canedo e Trindade e a situação é a mesma: a emissão de chequinhos para a realização de exames não está sendo feita. A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo informou que terça e quarta-feira não foi liberado nenhum exame porque na hora de emitir o chequinho o sistema saia do ar. Em Goiânia, que utiliza um sistema de regulação próprio, a realização de exames está sendo feita normalmente.