Com a mudança na internet fixa, consumidores prometem cancelar o serviço
Diário da Manhã
Publicado em 16 de abril de 2016 às 00:10 | Atualizado há 9 anosDesde que as operadoras de internet banda larga anunciaram a intenção de cobrar o serviço por pacote de dados, brasileiros manifestaram sua insatisfação nas mídias sociais. Vários grupos e petições já foram criados contra a nova alteração.
A insatisfação começou quando uma das operadoras informou que vai incluir nos novos contratos uma cláusula que estabelece o bloqueio após o limite determinado para o mês. Esse limite varia entre 10GB e 130GB.
Uma petição no Avaaz, “Contra o Limite na Franquia de Dados na Banda Larga Fixa”, já tem mais de um milhão e duzentos mil assinaturas e será enviada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O site Proteste também lançou uma petição contra a medida das operadoras e já conta com mais de 89 mil pessoas apoiando a iniciativa.
A página “Movimento Internet Sem Limites” no Facebook já tem mais de 381 mil curtidas. Na mesma mídia social, foi criado um evento público chamado “CANCELADO – Internet Fixa”, que promete convocar os consumidores a cancelarem o serviço caso as operadoras continuem com a decisão.
“Caso as operadoras de telefonia fixa não voltem atrás na imposição do limite de tráfego para banda larga, iremos todos cancelar os serviços contratados. Sem clientes, como vocês poderão nos sacanear?”, questiona na descrição do evento.
Atualmente, 40 mil pessoas indicaram que vão realizar o CANCELAÇO e 46 mil tem interesse em participar. O evento está marcado para o dia 1° de janeiro de 2017 por ser o dia no qual uma das operadoras pretende implantar a cobrança por pacote de dados.
Mas atenção, cancelar o serviço como forma de protesto pode não ser uma boa ideia para quem contratou internet fixa antes da inclusão da nova cláusula, que ocorreu neste ano. A nova forma de cobrança não abrange contratos firmados antes de 5 de fevereiro.