Cotidiano

Começa nesta terça-feira a fiscalização no Rio Araguaia na temporada de férias

Diário da Manhã

Publicado em 6 de julho de 2016 às 00:00 | Atualizado há 9 anos

Começaram, nesta terça-feira (5/7), os trabalhos de fiscalização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Secima) e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar na região da bacia do Araguaia. O objetivo é combater a pesca, caça e o desmatamento ilegais durante a temporada de férias, que vai até dia 15 de agosto.

Segundo a coordenadora da Operação Araguaia, a superintendente da Secima, Gabriela de Val, as multas podem variar entre R$ 300 a R$ 7 mil para quem for pego portando peixes nas estradas. A lei permite a pesca apenas para consumo no local, de onde é retirado o pescado.

Com a lei da Cota Zero, os índices de infração pelo transposte de pescado tem caído. Conforme os registros, em 2015, foram apreendidos 501 quilos de pescado e 26 quilos de caça na Operação Araguaia, além de redes, garrafas e outros instrumentos predatórios.

“A nossa meta é reduzir ainda mais a quantidade de apreensões de caça e pesca, uma demanda dos ribeirinhos e de boa parte dos turistas, que são os maiores incentivadores da renovação da Cota Zero, prorrogada por mais três anos no dia 11 de abril deste ano”, afirma a coordenadora da Operação.

Os trabalhos de fiscalização terão também como foco o desmatamento e a extração ilegal de areia. Além disso, passarão por acampamentos para distribuir sacos de lixo e orientar turistas sobre como fazer uma estadia que respeite o meio ambiente. A Operação Araguaia será estendida à região do Vale do Araguaia, Serra do Facão, Serra da Mesa e outros rios de Goiás.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias