
Entender como combater a violência doméstica é um passo fundamental para coibir essa forma de violência. E ajudar as vítimas. Para tanto, duas coisas são necessárias: entender o que é a violência doméstica e como ela acontece, e saber como denunciar.
O número de denúncias de violência doméstica contra mulher chegou a mais de 31 mil ocorrências, apenas até o mês de julho do ano de 2022. Número significativo e que não pode ser ignorado.
Mas, como vamos ver a partir de agora, a violência doméstica não acontece somente com outra mulher.
O que é, e como combater a violência doméstica
Entender o problema é bastante importante para saber como combatê-lo. Pois, a violência doméstica é aquela que acontece dentro do lar e é praticada entre os membros da mesma família.
Portanto, é muito comum que as vítimas de violência doméstica sejam principalmente as mulheres. É que o agressor seja o marido, o companheiro ou outro homem da família, como irmãos e pais.
No entanto, essa forma de violência também pode ser praticada contra crianças, adolescentes, idosos e até mesmo homens.
Outro ponto importante é que a violência doméstica acontece dentro de casa, longe dos olhos da maioria das pessoas. E como normalmente a vítima depende do agressor, não costuma pedir ajuda.
Então, como combater a violência doméstica?
A violência doméstica nem sempre é física. Porque, as agressões podem ser psicológicas, patrimoniais, morais e até mesmo sexuais. Logo, quando a violência não deixa marcas visíveis no corpo, é mais difícil reconhecer que uma pessoa passa por situação de violência doméstica.
No entanto, situações de violência doméstica costumam deixar sim algumas marcas, mesmo que não sejam hematomas e outros ferimentos físicos.
Por exemplo, é comum que a vítima mude o seu comportamento na presença do agressor, fique retraída ou visivelmente amedrontada. A vítima também pode desenvolver depressão, ficar desleixada com a própria aparência, e até mesmo deixar de ter vida social.
Independente de qual seja a situação, se você conhece uma vítima de violência doméstica, a forma mais eficaz de combater o problema é denunciar.
Como denunciar violência doméstica e familiar?
Como combater a violência doméstica através de uma denúncia? O mais importante a saber, é que é possível denunciar violência doméstica de forma anônima. Pois, muitas pessoas que presenciam situações de violência no lar, ficam com medo de se envolver e acabam não denunciando.
Isso é muito comum entre vizinhos, por exemplo. Mas, a violência doméstica é uma situação de risco e grande sofrimento. Já que pode levar à morte da vítima ou a sequelas irreversíveis.
Então, denunciar é importante e pode salvar vidas. Se você presenciar uma situação violência doméstica no momento em que ela acontece, pode ligar anonimamente para o 190 da Polícia Militar.
Vítimas de violência doméstica podem discar 180 a qualquer momento para a Central de Atendimento à Mulher. Portanto, vítimas que têm medo do agressor podem esperar um momento em que ele não esteja por perto para pedir ajuda.
Dicas finais
O número 180 também pode ser usado por qualquer pessoa, de forma anônima, para denunciar uma situação de violência doméstica que tenha conhecimento. Mas, também é possível fazer denúncias diretamente em uma delegacia de polícia, ou na Delegacia da Mulher.
Além disso, conscientizar as crianças desde pequenas sobre o que é violência doméstica também é uma atitude importante para combater o problema. Afinal, uma das melhores formas para combater a violência é formar adultos conscientes, éticos e respeitosos com o próximo.
Quer saber mais sobre como combater a violência doméstica? Comente!