Como harmonizar queijos e vinhos
Diário da Manhã
Publicado em 14 de outubro de 2018 às 00:12 | Atualizado há 4 meses
- A harmonização entre os dois produtos requer a escolha de um excelente vinho e do melhor queijo para acompanhamento
Harmonização não é uma tarefa fácil. Harmonizar vinhos com queijos exige conhecimento dos produtos. Mesmo que o vinho que você tenha escolhido seja muito especial, é necessário que realce o sabor do queijo e combine perfeitamente.
TERROIR
Terroir nada mais é do que o ambiente em que o vinho é produzido, suas características e fatores que podem influenciar no desenvolvimento da bebida.
Terroir é um termo que está relacionado ao sabor, aroma e coloração do vinho. Para o queijo, o termo também é usado. Um queijo é resultado do ambiente onde ele foi produzido: tipo de animal que produz o leite, o ambiente em que ele vivia, o que consumia, a presença de determinadas bactérias e bolores na queijaria. Desta forma, o sabor, aroma e aspecto do queijo podem mudar completamente.
Conhecer fatores que influenciam na produção do queijo e do vinho pode ser um passo interessante para você fazer harmonizações mais interessantes desses produtos.
HISTÓRIA
Um produto com mais de 4 mil anos de história, extremamente dependente do terroir no qual é produzido. Passa por um processo de fermentação e, posteriormente, de guarda, para envelhecimento ou maturação. É o resultado final de um ciclo que se inicia no campo, envolve a seleção rigorosa da matéria-prima, demanda muito acompanhamento, conhecimento e arte. Passa pela azienda e culmina na nossa satisfação sensorial.
Muitas das regiões produtoras recebem identificação de procedência, como DOC, AOC etc. Existe em diversidade suficiente para que se torne quase impossível provarmos todos, o que é mais motivo de satisfação do que de lamento. Se você pensou no vinho, está enganado, aqui falamos é de queijo.
A afinidade entre queijos e vinhos é tanta que não podemos estranhar estarem sempre juntos e, se não são produtos irmãos, podemos, no mínimo, dizer que são primos. E, como todo relacionamento em família, requer carinho e atenção.
PRODUÇÃO
O queijo, de maneira bastante genérica, resulta da ação de bactérias lácteas sobre o leite, transformando a lactose em ácido láctico. Adiciona-se o coalho para que a proteína e a gordura do leite se liguem e se separem do soro. A coalhada, posteriormente, é apartada do soro, moldada e passa por um processo de maturação. Evidentemente, cada queijo possui algumas especificidades no processo produtivo, com a descrição anterior servindo apenas como uma referência.
QUEIJOS
Seguem 5 tipos de queijos e a sugestão do vinho para acompanhamento:
BRIE
Os chamados brie são uma importante família de queijos de pasta mole e crosta branca, originários da região de Brie, na França
Queijo nobre com massa cremosa, lembra um pouco o sabor de nozes. É feito de leite de vaca e tem casca branca, recoberta por um mofo comestível.
Combina com vinhos brancos, como o de uva Chardonnay ou vinhos tintos como Pinot Noir ou Merlot.
CAMEMBERT
Camembert ou camember é uma variedade de queijo de pasta mole, originária da região da Normandia, no Noroeste da França. Tem alguma semelhança com o queijo Brie, do qual deriva. Forte, macio e feito de leite de vaca, era um dos preferidos de Napoleão. Tem casca fina e aveludada com bolor branco.
Combina com vinhos brancos, como o de uva Chardonnay ou vinhos tintos como Pinot Noir ou Merlot.
GORGONZOLA
O gorgonzola é uma variedade de queijo azul fabricado com leite de vaca, originário da localidade de Gorgonzola, nos arredores de Milão, na Itália. A sua massa é cremosa, possuindo um sabor agradável e um aroma intenso.
Com fama de ser um dos queijos mais antigos do mundo, tem sabor forte e contém fungos azul-esverdeados. De massa cremosa e macia, um pouco pastosa e quebradiça, dá match com qualquer vinho tinto, tipo Malbec ou Cabernet Sauvignon.
GOUDA
Gouda é um queijo amarelo feito de leite de vaca. Recebe o nome da cidade de Gouda, nos Países Baixos, porém seu nome não é protegido. A Comissão Europeia, no entanto, confirmou que o gouda holandês deverá ser protegido. Queijos feitos em outros países com o nome de gouda são vendidos, no entanto, ao redor do mundo.
Com gosto suave e buracos espalhados pela massa, é recoberto por uma camada vermelha que deve ser tirada na hora de comer.
Degustar com vinhos brancos, como o de uva Chardonnay ou vinhos tintos como Pinot Noir ou Merlot.
ROQUEFORT
Roquefort ou roquefor é o nome de uma variedade de queijo originalmente francesa produzida com leite de ovelhas. Deve o seu nome à sua localidade de origem: Roquefort-sur-Soulzon, em Aveyron, no Midi-Pirenéus, na França.
Queijo azul produzido com leite de ovelha, tem uma casca natural muito saborosa. Para ressaltar o sabor, é indicado com Champagne ou vinho do Porto