Home / Cotidiano

COTIDIANO

Como se comportar em uma entrevista de emprego: dicas para 2023

O recrutador analisa tudo. Por isso, é importante saber tudo sobre como se comportar em uma entrevista de emprego em 2023

Com a conexão cada vez mais forte entre o fator humano e a tecnologia no mercado de trabalho, o comportamento em uma entrevista de emprego pode ter um impacto decisivo na concorrência por uma vaga. Para além da escolha sobre o que dizer sobre você na entrevista e dos detalhes que se revelam através de suas atitudes durante a conversa, você pode causar uma impressão memorável nesse processo seguindo as dicas abaixo.


		Como se comportar em uma entrevista de emprego: dicas para 2023
Anna Shvets no Pexels

5 dicas de comportamento em entrevistas de emprego

Para se dar bem em uma entrevista de emprego em 2023, é importante alinhar a sua mentalidade às novas tendências e revelar quem você é através de suas palavras e atitudes. Estas são algumas estratégias interessantes para isso:

  • Conheça mais sobre a empresa e procure entender melhor quais são as expectativas para a vaga oferecida. Assim fica mais fácil se imaginar atuando naquele cargo e deixar que isso transpareça em suas atitudes.
  • Faça também uma autoavaliação dos seus pontos fortes e fracos em relação ao que o cargo envolve e tome como base os principais tipos de perguntas para entrevista de emprego para ser capaz de transmitir sua mensagem nos mais diferentes cenários.
  • Lembre-se que tudo o que você faz antes, durante e depois da entrevista de emprego deve ser considerado pela equipe de analistas, da sua linguagem corporal na sala de espera ao texto do seu e-mail de agradecimento. Portanto, procure manter a ansiedade sob controle, tratar todas as pessoas com o mesmo grau de cordialidade e demonstrar quem você é com o profissionalismo que a ocasião exige.
  • Não tente interferir na condução da entrevista ou procurar brechas para incluir falas ensaiadas. Respire mais fundo se sentir que vai gaguejar e prefira fazer uma pausa para afinar seu raciocínio em vez de dizer frases genéricas ou equivocadas só para evitar alguns segundos de silêncio.
  • O ideal é encarar essa conversa como um projeto liderado por aquela pessoa ou equipe: escute as perguntas com atenção antes de respondê-las, demonstre compreensão e empatia em suas expressões e gestos, além de seguir as orientações propostas para que a sua entrega esteja dentro do esperado — ou seja capaz de surpreender positivamente quem estiver entrevistando você!

Hoje em dia, especialistas em recursos humanos não se limitam a conferir se você tem as qualificações necessárias para exercer um cargo e querem saber como a sua personalidade pode se conectar à cultura da empresa.

5 dicas para sua entrevista de emprego online

As entrevistas de emprego online estão entre as tendências do mercado de trabalho para 2023, podendo valer também para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho híbrido ou presencial. Estas são as principais dicas para você ter sucesso nessa etapa virtual do processo seletivo:

  • Escolha um ambiente neutro e bem iluminado, lembrando que a luz natural pode mudar com o decorrer do tempo. Se possível, use um ring light para garantir que seu rosto fique bem no vídeo (há opções em miniatura que são baratas e acopláveis ao celular ou laptop).
  • Evite usar fundos virtuais, pois nem sempre é possível garantir o mesmo aspecto em todas as telas.
  • Faça um teste de áudio e vídeo, comunicando-se com alguém da forma mais próxima à do dia da entrevista — assim você também aproveita para checar seu visual e ter uma ideia do resultado na plataforma
  • Previna-se contra situações inconvenientes para garantir que você consiga manter a etiqueta online: avise sobre a entrevista às pessoas que moram com você, peça para alguém cuidar do seu pet e desative seu microfone enquanto não estiver falando.
  • Para demonstrar o mesmo engajamento que você teria em uma entrevista presencial, olhe para a câmera como se estivesse fazendo contato visual com o entrevistador ou entrevistadora e procure sorrir ou fazer expressões de concordância nos momentos em que você faria isso pessoalmente.

Uma última dica: tente deixar suas mãos à mostra em alguns momentos para trazer um pouco mais de sua linguagem corporal e enriquecer a entrevista de emprego online.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias