Companhia aérea proíbe tripulação acima do peso de voar
Redação DM
Publicado em 15 de setembro de 2015 às 17:33 | Atualizado há 10 anosA empresa indiana “Air India” irá impedir que 125 tripulantes acima do peso voem. Há um ano, cerca de 600 pessoas foram alertadas de que teriam que atingir o peso estipulado pela companhia senão seriam impedidas de voar.
Em entrevista a BBC, a Air India disse que a decisão foi tomada com base no documento emitido pela autoridade em 2014. De acordo com autoridades de aviação a recomendação é verídica, porém era parte de um documento interno e que não comentariam sobre o assunto publicamente. Eles alegam que a sugestão levou em conta que os tripulantes fora de forma não conseguiriam atuar de forma eficiente em situações de emergência.
“Uma equipe acima do peso é um sinal de que uma empresa aérea não está em forma. Você precisa de uma equipe que seja inteligente e ágil que possa complementar a imagem da companhia”, disse o especialista em aviação Kapil Kaul à BBC.
A Air India já se envolveu em outras polêmicas, como em 2009, quando a empresa demitiu nove mulheres dizendo que seria por questões de segurança, pois a forma delas podiam prejudicar a agilidade. Em 2004, a empresa disse que potenciais tripulantes agentes não deveriam ter qualquer tipo de marca no rosto, como acnes e cicatrizes.