Cotidiano

Comprou online? Como saber em qual transportadora está meu pedido?

Redação DM

Publicado em 29 de dezembro de 2022 às 11:51 | Atualizado há 2 anos

Com o aumento das vendas online
no Brasil, cresce também o número de encomendas despachadas através de
transportadoras em todo o país. 

Em face disso, é crescente a
necessidade de rastreio de encomendas que são enviadas por lojistas e devem
chegar no endereço do cliente dentro de prazos pré-estabelecidos. Por isso,
visando evitar maiores complicações, os consumidores têm cada vez mais
procurado meios para rastrear suas encomendas a fim de saber com certa precisão onde elas já estão e
quanto tempo mais demorarão para serem entregues. 

Considerando isso, seguem abaixo
algumas dicas sobre como rastrear suas encomendas que são enviadas por
transportadoras.

 

Aprenda a saber em qual transportadora está seu pedido ou encomenda 

Quando o cliente efetiva alguma
compra, em muitos casos os lojistas disponibilizam o código de rastreamento e
informações sobre qual transportadora estará chegando seu produto. 

Nesses casos, o rastreio do fluxo
da entrega é facilitado, uma vez que buscando nos sites próprios das
transportadoras já é possível saber as informações a respeito do pacote. 

No entanto, em outras tantas
ocasiões o site no qual o produto é comprado não disponibiliza qualquer
informação acerca de qual transportadora é utilizada em suas entregas, o que
pode dificultar o acompanhamento. Com o auxílio da internet, entretanto, é
possível descobrir qual transportadora contratada. 

Um meio eficiente que pode ser
utilizado para isso é com a utilização das informações constantes na nota
fiscal do produto (nesse caso, o cliente precisa que a nota fiscal já tenha
sido emitida). 

Com ela em mãos, acessando o site
da Fazenda Nacional e inserindo o número da nota fiscal, o cliente tem acesso a
informações completas a respeito de sua compra.      

Isso porque, é aberta uma página
com dados gerais, nos quais se incluem os acerca do transporte, pela qual é
possível verificar qual o nome/razão social do transportador contratado, para,
com a informação, buscar o rastreio diretamente com ele.

 
Como entrar em contato com a minha transportadora? 

Descoberta a transportadora
utilizada para o envio, o cliente pode entrar em contato com a transportadora a
fim de obter as informações sobre o fluxo da entrega e localizar sua
encomenda. 

Para fazer isso, a maioria das
transportadoras, principalmente as maiores, possuem sites próprios para
rastreio de encomendas, pelos quais o cliente disponibiliza informações básicas
– número do CPF e código postal da remessa – e conseguem o acesso. 

Inclusive, algumas delas
disponibilizam esse serviço para contato via telefone fixo, que podem ser
encontrados com facilidade no Google. 

Para as empresas menores, que não
possuem esses canais, é possível fazer rastreios mais genéricos, utilizando
sites e aplicativos específicos para esse fim. Nesse sentido, dois dos
aplicativos mais conhecidos são o Muambator e o Rastreador de encomendas. 

Vale mencionar, que no caso
desses dois aplicativos o rastreamento não se limita às encomendas nacionais.
No mesmo sentido, alguns sites conseguem rastrear encomendas de qualquer
transportadora, entre eles podem ser citados o melhor rastreio, rastreador de
pacotes e o SSW.

 
Qual o prazo médio de entregas das transportadoras no Brasil? 

Com o aumento das vendas online,
as entregas precisam ser cada vez mais ágeis, a fim de se fidelizar o cliente e
melhorar as avaliações sobre o próprio lojista. Vale lembrar que o prazo de
entrega somente inicia a contagem a partir da aprovação do pagamento e despacho
do produto do vendedor para a transportadora. 

Os prazos para entrega podem
variar muito, pois são calculados e processados considerando a localidade em
que o cliente está situado. 

No caso de capitais e cidades
maiores, o prazo médio de entrega é de 6 a 10 dias úteis, visto que as
transportadoras possuem saídas e entregas com bastante frequência. No caso da
região norte do país, mesmo nas cidades maiores, o prazo é um pouco maior. Isso
porque, as encomendas levam em torno de 20 dias úteis para chegar até o
destinatário final. 

O mesmo prazo médio de entrega
necessário para a efetivação das entregas nas cidades menores localizadas nas
demais regiões do Brasil. Cidades menores e mais afastadas da região norte o
prazo médio é de 30 dias úteis. 

Portanto, tendo em vista o grande
volume de vendas e demandas de entrega, que se expandiu de forma ainda mais
significativa com a explosão da pandemia da Covid-19, visando reduzir custos e
otimizar as entregas aos clientes, muitos lojistas vem tentando reduzir a
necessidade de entregas em domicílio aplicando o método de retirada do produto
em pontos físicos. 

Nesse caso, o cliente é o
responsável por se dirigir até uma loja física ou ponto de distribuição do
vendedor e retirar sua encomenda, o que pode ser feito em um prazo menor do que
aquele que seria necessário para a entrega em domicílio. 

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