Contabilidade para médicos
Diário da Manhã
Publicado em 20 de maio de 2022 às 17:41 | Atualizado há 3 anos
Por Hélmiton Prateado
Médicos e outros profissionais da saúde precisam ter atenção redobrada em suas prestações de contas e com maior destaque nesse período em que necessitam efetuar suas declarações para o Imposto de Renda. “Esse período que antecede à declaração de rendimentos do ano base de 2021 é muito sensível para médicos e requer um olhar muito atento para não ter problemas com o fisco”, alerta o contabilista Welliton Felipe da Silva Alves.
A Receita Federal estabeleceu como prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda o último minuto do dia 31 de maio desse ano, o que aumenta a preocupação dos contribuintes. Welliton explica que médicos e outros profissionais da saúde costumam prestar serviços em diversas fontes de recebimento e que isso precisa ser bem descrito na declaração para evitar problemas futuros.
“É sabido que os profissionais médicos precisam compor suas rendas prestando serviço em variados locais, como hospitais, clínicas e consultórios. Por vezes recebem pagamentos de variados planos de saúde e até outros entes pagadores, o que aumenta o risco de uma declaração equivocada, que pode complicar a prestação de contas e gerar problemas fiscais”, comenta.
A saída para evitar problemas é contratar um profissional de contabilidade, com boa formação acadêmica e experiência na área. Welliton Felipe atua na contabilidade de entidades de saúde e presta assessoria contábil para profissionais médicos e explica o quanto é nevrálgico o assunto para esses profissionais. “Manter uma escrita fiscal bem orientada é fundamental para a saúde financeira desses profissionais e isso impede que paguem imposto indevido e evita que caiam na malha fina da Receita Federal”.
O contabilista tem um whatsapp à disposição de seus clientes, (14) 98109-3089, para sanar dúvidas e orientar as declarações nessa reta final do Imposto de Renda. “Quem precisa declarar seus rendimentos no exercício de 2021 deve fazer isso sob orientação de um profissional competente e não dar margem para questionamentos das autoridades fiscais”, finaliza.
Leia também:
- Homem morre eletrocutado ao subir no teto de trem da linha 11-coral da CPTM
- Adolescente trans ganha direito a usar uniforme masculino em escola da PM
- Preta Gil e a busca por tratamento de câncer nos EUA
- Câncer avançado: mulher desaparece após diagnóstico e família pede socorro
- Biscoito recheado pode tirar até 39 minutos de vida saudável por porção, diz novo estudo