Crimeias recebem visita de vereadores e prefeitura
Redação DM
Publicado em 3 de março de 2018 às 00:33 | Atualizado há 6 meses
- População cobra reparos de equipamentos públicos e segurança nos tradicionais bairros de Goiânia
Os vereadores Jair Diamantino (PSDC) e Paulinho Graus (PDT) reuniram forças para lutar por uma causa na região Norte de Goiânia. Motivados pelo sucesso da parceria que culminou na reabertura do Ciams do Urias Magalhães, a dupla agora voltou sua atenção para melhorias nos setores Crimeia Leste e Oeste, em especial a Praça do Jacaré, onde a questão da infraestrutura e segurança tem deixado moradores alarmados. Os parlamentares promoveram, durante essa semana, visitas ao local, acompanhados do assessor especial da Prefeitura de Goiânia, Aristóteles Diamantino, o Tote, tido como um dos braços direitos do prefeito Iris Rezende.
A visita começou pela Praça do Jacaré, no Crimeia Oeste, local onde semanalmente é realizada uma feira de variedades e o ponto de encontro e referência de quem mora no bairro. A praça, que tem esse nome devido a figura de um jacaré gigante de concreto instalado no local, sofre com problemas tão grandes quanto a figura que a nomeia. Com as chuvas a terra dos canteiros, onde falta grama, desce para as alamedas, deixando o lugar sujo e com risco de acidente. No local falta ainda reparos de brinquedos infantis (alguns enferrujados são efetivamente um risco para a população), iluminação da quadra e a chamada manutenção estética, com a pintura adequada e tratamento dos canteiros. Buracos no piso da praça são verdadeiras armadilhas para quem caminha por ali desavisado. Mas esses são somente os problemas estruturais.
O comerciante Fábio Mendanha, proprietário de um mercado em frente à praça, afirma que, mais que com a falta de estrutura, o local sofre com a ação dos marginais e que a sensação de insegurança toma conta de quem mora e trabalha por perto. Ele conta que, no mês passado, teve seu supermercado assaltado por volta de meio dia, “com o sol rachando”. “Acho que a prefeitura poderia pelo menos colocar um posto da Guarda Municipal na praça, isso iria inibir a ação tão ousada de bandidos”, sugere o empresário.
Da Praça do Jacaré, a comissão seguiu para avenidas onde a falta de sinalização e sinalização deficiente têm causado muitos acidentes e até mortes. Foi o caso do cruzamento das avenidas 1º de Maio, com Doutor Benjamim Luiz Vieira, de frente a uma academia, ainda no Crimeia Oeste, onde são constantes colisões e atropelamentos devido, justamente, à falta de sinalização.
ADFEGO
A sede da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), localizada na Avenida Independência, mas cujo muro dos fundos–e o problema–se localiza no Crimeia Oeste foi outro local visitado. Paulinho e Diamantino chamaram a atenção do representante da Prefeitura sobre o risco de desabamento que ronda o local. Devido à um problema estrutural, motivado pelo buraco presente em frente à praça da Feira da Marreta, o muro pode desabar a qualquer momento, o que seria um transtorno, devido a quantidade de pessoas que frequentam o local. Dentro do prédio da associação foram constatadas muitas rachaduras na parede traseira, principalmente nos banheiros e depósitos de cestas básicas que são distribuídas pela entidade o que, para os parlamentares, pode vir a se tornar um grande problema para a prefeitura de Goiânia, caso haja acidentes.
Tanto Diamantino quanto Paulinho Graus fizeram um apelo para que Tote busque, junto a Iris Rezende, uma otimização no atendimento aos dois bairros. Por se tratar de setores antigos e com grande densidade populacional, um problema persistente nos Crimeias acaba transtornando muitos moradores. Tote, por sua vez, anotou todas as reivindicações e disse que irá repassá-las, sem demora, aos órgãos competentes. Quanto a necessidade de obras, disse que o prefeito Iris Rezende é sensível a esse tipo de reivindicação, ainda mais vindo de parlamentares tão comprometidos com sua região.