Debike registra quase 10 mil viagens em Goiânia
Redação DM
Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 16:48 | Atualizado há 9 anos
As bicicletas públicas compartilhadas completam um mês de funcionamento nas ruas de Goiânia e os números contabilizados mostram que o projeto conquistou os goianienses. Em 30 dias, quase 10 mil viagens foram realizadas pelas 150 bikes, que estão disponíveis em 15 estações. A frequência de uso das verdinhas na Capital, segundo dados do grupo Serttel, responsável pela operação do sistema, supera em 50% cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires, na Argentina.
Para comemorar o primeiro mês do Projeto DeBike, a Prefeitura de Goiânia, grupo Serttel e Unimed Goiânia lançam a Cartilha do Ciclista, que será disponibilizada no site www.debikegoiania.com.br, no período da tarde desta sexta-feira, 20. A publicação tem dicas para pedalar com segurança pelas ruas, orientações de primeiros socorros e as regras de circulação previstas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB).
A cartilha também traz informações sobre como denunciar o mau uso das bicicletas. Por ser um projeto de compartilhamento, cada usuário deve fazer a sua parte para manter as bicicletas em bom estado. Detectada a danificação da estação ou o uso da bicicleta de maneira incorreta, qualquer pessoa pode denunciar os casos para a Polícia Militar, pelo 190.
O diretor comercial da Serttel, Israel Leite de Araújo, afirma que o DeBike é uma opção de transporte sustentável, que está com forte adesão em Goiânia. Nestes primeiros 30 dias, o sistema calculou 9.802 viagens até a manhã desta sexta-feira, 20 de janeiro. Uma média de 333 viagens/dia.
Os domingos são os dias de maior procura. O número recorde de viagens, 530 em um único dia, foi registrado no último domingo, 15. Durante a semana, o fluxo de utilização das bicicletas compartilhadas também é intenso e a maior procura ocorre na estação localizada na Praça Universitária. “O projeto foi bem aceito pela população goianiense. Os números mostram que a iniciativa é um sucesso total. Além de ser um meio de transporte não poluente, a bicicleta traz benefício para a saúde”, afirma Araújo.
O diretor avalia que a tendência é que a utilização das bikes cresça ainda mais com o retorno do período escolar. O funcionamento do Projeto DeBike pode ser acompanhado em tempo real, pela internet, no site www.debikegoiania.com, onde são catalogadas as viagens, o mapa das estações, os locais onde há bicicletas disponíveis e o nível de compensação ambiental pelas toneladas de crédito de CO2 geradas com o uso do transporte não poluente.