Defesa de Lula entra com um recurso na Justiça a cada três dias
Diário da Manhã
Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 11:53 | Atualizado há 7 anos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou réu na operação Lava Jato em 2016. Desde então a defesa dele entrou com um recurso na Justiça a cada três dias. Ele vive uma batalha judicial com a força-tarefa da Lava Jato desde que se tornou réu no caso do Tríplex no Guarujá.
De acordo com informações do jornal O Globo, no total foram 159 medidas judiciais iniciadas pela defesa de Lula. Desse total, 11 foram movidos com a intenção de retirar o juiz Sérgio Moro e os investigadores de Curitiba das investigações.
Além disso, ele também tenta anular a condenação a nove anos e seis meses de prisão no caso do apartamento do Guarujá. A condenação foi por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Amanhã o Tribunal Regional Federal da 4° Região deve julgar a apelação de Lula. O jornal destaca ainda que 78 petições foram ingressadas apenas no caso do Tríplex, isso equivale a um recurso a cada seis dias. Quando é comparada com a defesa de outros réus como Eduardo Cunha ou Antônio Palocci, os advogados de Lula são os que mais acionam a Justiça.
Uma das últimas vezes que Lula entrou na Justiça, foi no dia 16 de janeiro. Ele pediu para ser interrogado pelos desembargadores da TRF-4, antes do julgamento. Segundo o recurso, ele não teve os direitos fundamentais garantidos como o de ser ouvido por um juiz imparcial e isento, o que não ocorreu com Moro segundo a defesa.
Esse recurso foi negado e os advogados reforçaram o discurso de que Lula é vítima do estado que usa a Justiça como ferramenta para persegui-lo.