Cotidiano

Desejo realizado por ONG já virou manchete no mundo inteiro

Redação

Publicado em 26 de setembro de 2015 às 21:22 | Atualizado há 4 meses

No começo do ano uma foto viralizou nas redes sociais, ela retratava um mulher em uma maca dentro do museu Rijksmuseum, em Amsterdã. Ela apreciava pela última vez a pintura de Rembrant (1606-1669), sua favorita, e a visita só foi possível graças a uma organização de caridade holandesa que ajuda pacientes terminais a realizar seus últimos desejos.

“Descobri que as pessoas que estão para morrer têm pequenos desejos”, diz Kees Veldboer, motorista de ambulância que fundou a ONG, chamada Stichting Ambulance Wens (ou “Fundação Ambulância dos Desejos”, em tradução livre).

Em novembro de 2006, Veldboer levava um paciente terminal, Mario Stefanutto, de um hospital para outro. Logo depois de ter sido colocado na maca, os funcionários responsáveis pela ambulância foram avisados que haveria um atraso, pois o hospital não estava pronto.

Stefanutto não queria voltar para a cama, onde ficou três meses. O marinheiro perguntou se poderia ser levado ao canal Vlaardingen. O paciente queria ver a água e dizer um último adeus à baía de Roterdã.

“Lágrimas de alegria escorreram pelo rosto dele. Quando perguntei se ele gostaria de navegar de novo, ele disse que seria impossível, pois estava em uma maca”, lembra Veldboer.”

“Me faz bem saber que ainda há pessoas que se importam com as outras…Posso dizer a partir da minha experiência que um pequeno gesto de alguém pode ter um grande impacto”, escreveu Stefanutto em uma carta, pouco antes de morrer.”

Veldboer e sua esposa, Ineke, que é enfermeira, começaram tudo na mesa da cozinha há oito anos. Agora eles contam com 230 funcionários, seis ambulâncias, uma casa de campo e estão perto de ter realizado 7 mil desejos de pacientes terminais.

Em alguns casos, os desejos são realizados no mesmo dia. Em média, a entidade atende quatro pessoas por dia, de diferentes faixas étarias.

“Nossa paciente mais jovem tinha dez meses de idade, era uma gêmea e estava em um hospital infantil, nunca tinha ido para casa. Os pais dela queriam se sentar no sofá com ela uma única vez.”

“E nossa paciente mais velha tinha 101 anos ─ ela queria andar a cavalo uma última vez. Nós a levantamos até o cavalo com a ajuda de um caminhão e, depois, a levamos em uma carruagem – ela acenava para todo mundo como se fosse da realeza. Foi um bom desejo”, conta Veldboer.

Em 2014, um dos desejos realizados pela ONG virou manchete no mundo todo. Frans Lepelaar é um ex-policial que investigava fraudes e agora é motorista de uma das ambulâncias da organização. Ele e o colega, Olaf Exoo levaram Mario, um homem de 54 anos com dificuldades de aprendizado ao zoológico Diergaarde Blijdorp, em Roterdã, onde ele havia trabalhado durante 25 anos cuidando da manutenção.

No final do turno, Mario visitava os animais. Lepelaar e Exoo decidiram, então, levar Mario para uma última visita.

Quando eles chegaram ao local onde ficavam as girafas, foram convidados a entrar. De repente, uma girafa se aproximou de Mario e deu uma lambida em seu rosto. Ele estava doente demais para falar, mas “podia ver sua alegria”, diz Exoo, que registrou a foto do “beijo da girafa”.

Veldboer afirma que alguns médicos proibiam as ações da ONG mas, à medida que o trabalho se tornou mais conhecido, os vetos foram diminuindo. Agora, é comum o hospital ou o asilo fazer o pedido em nome do paciente.

“Havia uma senhora que queria ir ao casamento do neto. O asilo disse que não, mas ela estava desesperada então, no fim, eles nos ligaram. Nós a levamos e ela adorou. No caminho de volta ela disse ‘vocês nem sabem como isto foi importante para mim'”, disse. A senhora morreu naquela mesma noite.

Depois do grande sucesso da organização na Holanda, Veldboer ajudou a estabelecer organizações parecidas em Israel ─ depois de levar uma mulher judia a Jerusalém, onde ela queria morrer ─ então na Bélgica, Alemanha e Suécia.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias