Cotidiano

Detentos na manutenção dos parques

Diário da Manhã

Publicado em 17 de fevereiro de 2018 às 00:39 | Atualizado há 4 meses

Um projeto elaborado pelo promotor de Justiça Mar­celo Celestino, que busca a utilização de presos do regime se­miaberto para trabalhar na manu­tenção de parques e jardins públicos de Goiânia, vem sendo discutido com o presidente da Agência Mu­nicipal do Meio Ambiente (Amma), Gilberto Marques, com o intuito de iniciar a proposta até o próximo mês. O programa visa dar uma oportunidade de ressocialização ao preso e também a possibilida­de ter uma profissão ao término do cumprimento de sua pena.

Na última quinta-feira, 15, o pre­sidente da Amma e o promotor de Justiça estiveram no sistema indus­trial da Penitenciária Odenir Gui­marães, localizada em Aparecida de Goiânia, com os superintendentes Willian Paulo Costa e Jonathan Mar­ques da Silva, respectivamente das superintendências de Reintegração Social e Cidadania e de Segurança Pública para apresentar o projeto.

Segundo o presidente da Amma o projeto está sendo elo­giado e será benéfico para todos os lados, tanto para a sociedade quanto para os detentos. Referen­te as críticas de algumas pessoas que são contra o projeto, o presi­dente explica que os selecionados pela penitenciária serão monito­rados por equipes de segurança, caso um detento cometer algum delito voltará a cumprir pena em regime fechado e será imediata­mente substituído.”Estamos bus­cando uma reintegração social e uma colocação profissional para os presos, preparando eles para a sociedade, a população não pre­cisa temer”, explica.

SELEÇÃO

Segundo o promotor Marcelo Celestino, serão selecionados, ini­cialmente, 100 presos para atuar nos parques e jardins públicos do mu­nicípio. Estes que serão escolhidos pela direção do presídio com a ava­liação de psicólogos. De acordo com a Secretaria de Segurança Públi­ca e Administração Penitenciária (Sspap), no regime semiaberto em Goiás existem 3.157 presos.

Além do trabalho dos presos nos parques, o presidente da Amma está planejando uma parceria com o setor industrial da Penitenciária Odenir Guimarães para que, na própria penitenciária, sejam pro­duzidos uniformes para funcioná­rios municipais, produção de mu­das de árvores do Cerrado, pisos drenantes para permitir retorno da água da chuva ao lençol freático, como também blocos de concreto produzidos com resíduos de cons­trução civil e demolição, resolven­do assim um problema ambien­tal grave da cidade, que equivale a 60% do chega ao aterro sanitário e muitas vezes até descartados em locais impróprios da cidade.

Um novo encontro entre o autor do projeto e o presidente da Amma ainda não tem data marcada. Mas enquanto isso, algumas ações se­rão realizadas como a apresenta­ção do projeto ao prefeito de Goiâ­nia, Iris Rezende, além de um ofício que será encaminhado à Superin­tendência de Reintegração Social e Cidadania e ao Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

 

ENQUETE

 

“É uma forma eficaz e benéfico para a população. Porém só seria eficaz mesmo se tiver infraestrutura necessária, sem estruturas, a sociedade estaria sim correndo riscos, porque os mesmos poderiam fugir, mas é uma das melhores formas de lidar com a população carcerária”

Andressa Coelho, estudante, 18 anos

 

“Em minha opinião a população corre risco. Estamos presenciando quadro de violência nos presídio brasileiros, e um com maior número de mortes por ano, por isso não concordo com esse projeto”.

Tertuliano Vilarindo, estudante, 20 anos

 

É válido, pois esses presidiários geram custo para toda a população. Nada mais justo do que eles mesmos trabalharem em contrapartida, mas para que isso ocorra, deve haver fiscalização expressiva desses detentos nos dias de trabalho, pois a primeira falha, podem escapar, fugir, e ao invés de ser positivo, vai ser mais prejuízo para a população”

Higino Ormonde, advogado, 28 anos

 

 

“No meu ponto de vista a sociedade estará correndo um sério risco, pois sabemos que não é uma segurança que assegura a sociedade”

Leydslaine Gomes, estudante, 25 anos

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias