Detran alerta para aumento de golpes com IPVA e licenciamento em Goiás
DM Redação
Publicado em 21 de outubro de 2025 às 11:08 | Atualizado há 2 horas
O Detran de Goiás voltou a alertar motoristas sobre o crescimento de golpes envolvendo o pagamento do IPVA e do licenciamento anual. Só neste ano, a Ouvidoria do órgão recebeu 170 reclamações de vítimas que caíram em fraudes virtuais. O número de tentativas deve aumentar até o fim do mês, quando vence o prazo para a quitação dos débitos de quase três milhões de veículos.
De acordo com o Detran, os golpistas agem por meio de mensagens de WhatsApp, e-mails e até ligações telefônicas. Em outros casos, as vítimas são redirecionadas a páginas falsas ao buscar informações sobre o pagamento na internet. Alguns motoristas relataram prejuízos de até R$ 6 mil.
O presidente do Detran-GO, delegado Waldir, destacou que o órgão tem monitorado e derrubado sites falsos com apoio da Polícia Civil e do setor de inteligência. “Nós percebemos um aumento dessas ocorrências nos últimos 30 dias, com valores variáveis que chegam a R$ 6 mil. Depois que o dinheiro vai para as mãos do malandro, é difícil recuperar. O cidadão deve buscar o site oficial goias.gov.br/detran ou o aplicativo Detran GO ON. Na dúvida, procure uma unidade ou ligue 154”, explicou.
O delegado reforçou que o Detran não entra em contato com contribuintes por telefone, WhatsApp ou e-mail. “O Detran não faz contato com ninguém. É o cidadão que deve acessar o site oficial e digitar seus próprios dados. Na dúvida, não faça o pagamento. Procure uma unidade”, afirmou.
Atualmente, o pagamento do licenciamento pode ser feito via boleto bancário ou Documento Único de Arrecadação (DUA). No caso do PIX, a pessoa deve conferir o CNPJ 02.872.448/0001-20 antes de confirmar a transação.