Dilma recebe alta após passar por cateterismo
Redação DM
Publicado em 3 de setembro de 2021 às 12:33 | Atualizado há 5 anos
Dilma Rousseff (PT) recebeu alta, ontem, após ser submetida a um procedimento cirúrgico no coração, informou a assessoria de imprensa da ex-presidente. Ela estava internada no Hospital Sirio Libanês, em São Pailo, desde terça-feira (31).
O cateterismo foi realizado pelo médico Roberto Kalil e correu “tudo bem”. Segundo a assessoria de imprensa da ex-presidente, Dilma voltou para Porto Alegre, onde mora.
O cateterismo tem duas funções, segundo Leopoldo Piegas, cardiologista do HCor. Primeiro, é usado como um exame, geralmente para diagnosticar doenças nas artérias coronárias. Depois, se identificada alguma lesão, o procedimento leva o stent, espécie de mola metálica que mantém as paredes da artéria abertas, até o local em que há obstrução.
Em 2018, Dilma havia sido internada no mesmo hospital para realizar uma angioplastia. O procedimento, que serve para desobstruir as artérias do coração, ocorreu sem intercorrências.
A angioplastia foi necessária após um cateterismo verificar possíveis entupimentos nas artérias que irrigam o coração. Dilma foi internada no dia 11 de dezembro daquele ano e recebeu alta dois dias depois