Cotidiano

Direita Livre transforma rotina do trânsito em Goiânia e recebe aprovação de motoristas

DM Redação

Publicado em 15 de setembro de 2025 às 10:13 | Atualizado há 2 horas

Foto: Alex Malheiros - Medida permite que motoristas façam conversões à direita mesmo com o semáforo fechado, nos cruzamentos sinalizados, o que ajuda a desafogar o trânsito
Foto: Alex Malheiros - Medida permite que motoristas façam conversões à direita mesmo com o semáforo fechado, nos cruzamentos sinalizados, o que ajuda a desafogar o trânsito

A Direita Livre, implantada pela Prefeitura de Goiânia, presente em 72 pontos em diferentes regiões da cidade, vem transformando a experiência de motoristas e pedestres. A medida, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permite a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado em locais devidamente sinalizados e tem sido avaliada de forma positiva pela população.

A expansão da Direita Livre na capital é executada pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e faz parte de um conjunto de ações executadas com base em estudos técnicos para melhorar o fluxo na capital, um compromisso assumido pelo prefeito Sandro Mabel. “Contamos com a responsabilidade do condutor, que deve ficar atento às placas permitindo virar à direita sem esperar o sinal abrir, desde que respeite os pedestres, ciclistas e outros veículos”, explicou Mabel.

Na T-9 com a Rua Flemington, no Jardim Planalto, o motorista de aplicativo, Breno de Oliveira avaliou a mudança com entusiasmo. “Ah, cinco estrelas. A direita livre é fácil para todo mundo”, disse. Para o motorista, o trânsito ficou mais organizado, mas ainda há espaço para melhorias. “Pode ter mais pontos, porque tem muito acesso que ainda precisa, com a devida sinalização”, falou.

Trabalhando há cinco anos na região, Matheus Santos Jesus lembrou que a medida também reduziu acidentes. “Antes tinha muita batida aqui, geralmente de três carros de uma vez. Agora melhorou. Para quem precisa só virar à direita, é ótimo, não precisa ficar preso no sinaleiro”, afirmou. Segundo ele, a sinalização está clara, mas a desatenção de alguns motoristas ainda gera confusão.

O motorista Raul Moreira também considera a medida funcional, especialmente em cruzamentos com múltiplas entradas. “Dá mais agilidade ao trânsito, com certeza. Às vezes, a gente fica na dúvida se ali é direita livre ou não, pois muitos motoristas não prestam atenção na sinalização e param indevidamente”, relata.

No mesmo cruzamento, o atendente Brian Junior Pires da Costa disse que notou melhora significativa no fluxo. “Está muito boa até agora. O pessoal anda mais, o trânsito ficou menos travado. Só que ainda tem motorista que fica perdido e atrapalha. Acho que deveria ser levada para outros lugares, porque tem muito ponto congestionado que poderia ser aliviado com a direita livre”, aprova.

Em outro ponto, na continuação da T-7, entre o Jardim América e o Setor Bueno, o aposentado José Marinho deu nota máxima para a iniciativa. “Nota 10! Melhorou muito o trânsito, inclusive para os motoqueiros. Antes era uma bagunça, agora ficou bom para todo mundo. Tem que expandir para outros lugares”, parabenizou.

Quem também aprovou foi o catarinense Tiago Fischer, morador recente de Goiânia. Ele destacou a diferença em relação ao trânsito de sua cidade natal, Balneário Camboriú. “Aqui não tem tanto respeito entre motoristas, mas a direita livre é ótima, deu muito mais fluxo. Acho que precisa se expandir, porque é vantajosa, dá mais tempo para a gente e até deixa o trânsito mais calmo.”

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