Home / Cotidiano

Cotidiano

Doe sangue! Faça a vida fluir nas veias de quem precisa

Cada gota de SANGUE é como um sopro de VIDA para alguém

Imagem ilustrativa da imagem Doe sangue! Faça a vida fluir nas veias de quem precisa

A doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de carinho e amor ao próximo que pode gerar muitos sorrisos. Por meio de uma atitude simples, você pode devolver o sorriso e a esperança a diversas pessoas. É importante destacar que não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações.

A doação de sangue contribui para evitar deficiências sanguíneas graves, como anemia. Pacientes com anemia, muitas vezes causada por deficiência de ferro, podem se beneficiar das transfusões de sangue para melhorar sua condição e qualidade de vida.

Em tempos tão difíceis como o que estamos vivendo, a doação de sangue pode sem dúvida salvar muitas vidas e ainda ser um ato de amor! Em cada doação, uma pessoa doa no máximo 450 mL de sangue e com isso pode salvar a vida de até quatro pessoas, pois cada gota de sangue têm amor.

Uma das formas de incentivar as pessoas a doarem sangue é o efeito social. Isto é, ver pessoas conhecidas, colegas ou amigos fazendo o mesmo. Quando ocorre algo grave que compromete a saúde de alguém, muitos se sensibilizam e dispõe para doar sangue. Então familiares, amigos, empresas, criam grupos de doadores e procuram o hemocentro mais próximo para salvar vidas através da doação de sangue.

Muitas pessoas ainda tem receios, sobre se tornarem doadores de sangue, pois não é porquê se doa sangue uma vez, que sempre precisará doar. Não! Doar sangue não cria dependência no organismo da pessoa não é um ato obrigatório, pelo contrário, é um ato voluntário, que só depende do desejo da pessoa voltar ao Hemocentro dentro do prazo mínimo de espera para fazer mais de uma doação.

Além disso, uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas. Pessoas que estão passando por tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transplantes e cirurgias, por exemplo, são as que mais precisam desse cuidado.


		Doe sangue! Faça a vida fluir nas veias de quem precisa
Gynaberg Reis


O Diário da Manhã, visitou o hemocentro e conversou com doadores de sangue, que nos contam a importância de doar sangue.

Empresário, Roberto Morais, conta como passou a se tornar um doador.

"Quando tinha 20 anos ocorreu um fato em que uma criança havia sofrido um acidente e ficou em estado de saúde muito grave, foi então que soube da notícia através dos meus familiares, que aquela criança precisaria do sangue com a mesma compatibilidade que a minha, e me coloquei em disposição como um doador, e essa atitude faço ela sempre que posso, para ajudar a vida de alguém que necessita" diz.

Motorista, João Batista, conta sobre uma promessa que fez para se tornar um doador.

"A muito tempo atrás eu sofri um acidente, passei por cinco cirurgia, e precisei receber transfusão de sangue, fiquei hospitalizado muito tempo, mas passado esse período quando recebi alta médica, e fui me reabilitando fisicamente com o passar do tempo, fiz uma promessa que me tornaria um doador, assim como recebi sangue de pessoas que foram solidárias e sensibilizaram com a minha situação na época, eu me tornei um doador de sangue, para ajudar vidas pois em cada gota de sangue a esperança de vida" diz.

Fisioterapeuta, Rebeca Duarte, conta sua experiência como doadora de sangue, e convida mais pessoas a se tornarem doadores.

"Quando iniciamos a atitude de tornarmos doadores de sangue, é sempre por algum motivo em especial que sensibilizam a nós, independente se a vida é corrida, se o seu sangue é compatível sejam também um doador, pois em épocas tão difíceis pelas quais estamos vivendo, com tanta tragédias, acidentes, doenças e outras situações precisamos estar atentos que pessoas estão lutando para sobrevivência, e uma atitude de amor e empatia ao próximo podemos SIM! Estarmos salvando vidas" diz.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias