Driblando a ressaca do carnaval
Diário da Manhã
Publicado em 14 de fevereiro de 2018 às 23:48 | Atualizado há 7 anos
Dezenas de brasileiros saíram às ruas para aproveitar as festas de carnaval, o período normalmente é marcado por excessos de exposição ao sol, curto período de sono, alta ingestão de bebidas alcoólicas e alimentação desregrada. Mas, poucos sabem que é preciso ter alguns cuidados para que os reflexos da diversão não comprometam a saúde dos foliões.
A nutricionista, clínica e esportiva, Maíra Azevedo explica que após as festas é comum alguém ter exagerado no consumo de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas e ficar sentindo mal -estar ocasionado pela má digestão. Ela sugere que, após as festividades o ideal é aumentar a quantidade de frutas, principalmente aquelas com alto teor de água, como abacaxi, melão, melancia, verduras e legumes, principalmente folhosos verde-escuro, como a couve, salsão e rúcula.
Maíra orienta ainda o consumo de alimentos que auxiliam no aumento do metabolismo como o gengibre, canela e chás, chá verde, hibiscus e cavalinha, que ajudam a eliminar o excesso de líquido acumulado devido ao consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em sódio. A especialista observa que, desta maneira, esses alimentos irão amenizar aquela incômoda sensação de inchaço.
Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, a nutricionista observa não existir um consumo menos prejudicial, por isso é necessário ter moderação. “Após os dias de folia, o consumo de água de coco pode ser uma opção natural e eficaz para repor líquidos e sais minerais perdidos e o suco de laranja com couve, limão e gengibre ajuda a desintoxicar o fígado. De maneira geral, esses são os principais cuidados” .
Maíra chama atenção para o consumo de comidas gordurosas, pois estas, de acordo com ela, associadas às bebidas alcoólicas podem causar o refluxo e a famosa queimação no estômago. Conforme a nutricionista, essa combinação deve ser evitada para que não haja problemas estomacais, sendo preferível que os foliões deem preferência a alimentos mais leves.
“O café da manhã deve ser equilibrado contendo frutas, pães integrais, castanhas, ovos, aveia, leite ou iogurte. No almoço vale escolher alimentos que contenham carboidratos de boa qualidade como mandioca, batata-doce, proteínas como carnes, ovos, verduras, folhas e gorduras boas como azeite. Já no período do jantar, é indicado uma refeição mais leve como, por exemplo, omelete com vegetais, carne com mandioca e salada”, afirma Maíra.