Cotidiano

Driblando a ressaca do carnaval

Diário da Manhã

Publicado em 14 de fevereiro de 2018 às 23:48 | Atualizado há 7 anos

Dezenas de brasileiros saíram às ruas para aproveitar as festas de carnaval, o período normal­mente é marcado por excessos de exposição ao sol, curto período de sono, alta ingestão de bebidas al­coólicas e alimentação desregra­da. Mas, poucos sabem que é pre­ciso ter alguns cuidados para que os reflexos da diversão não com­prometam a saúde dos foliões.

A nutricionista, clínica e es­portiva, Maíra Azevedo explica que após as festas é comum al­guém ter exagerado no consumo de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas e ficar sentindo mal -estar ocasionado pela má diges­tão. Ela sugere que, após as festi­vidades o ideal é au­mentar a quantidade de frutas, principal­mente aquelas com alto teor de água, como abacaxi, melão, melancia, verduras e legumes, principal­mente folhosos verde­-escuro, como a cou­ve, salsão e rúcula.

Maíra orienta ain­da o consumo de ali­mentos que auxiliam no aumento do meta­bolismo como o gen­gibre, canela e chás, chá verde, hibiscus e cavalinha, que aju­dam a eliminar o ex­cesso de líquido acu­mulado devido ao consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em sódio. A especialista ob­serva que, desta maneira, esses alimentos irão amenizar aquela incômoda sensação de inchaço.

Quanto ao consumo de be­bidas alcoólicas, a nutricionista observa não existir um consumo menos prejudicial, por isso é ne­cessário ter moderação. “Após os dias de folia, o consumo de água de coco pode ser uma opção na­tural e eficaz para repor líquidos e sais minerais perdidos e o suco de laranja com couve, limão e gen­gibre ajuda a desintoxicar o fíga­do. De maneira geral, esses são os principais cuidados” .

Maíra chama atenção para o consumo de comidas gorduro­sas, pois estas, de acordo com ela, associadas às bebidas alcoó­licas podem causar o refluxo e a famosa queimação no estôma­go. Conforme a nutricionista, essa combinação deve ser evita­da para que não haja problemas estomacais, sendo preferível que os foliões deem preferência a ali­mentos mais leves.

“O café da manhã deve ser equilibrado contendo frutas, pães integrais, castanhas, ovos, aveia, leite ou iogurte. No almo­ço vale escolher alimentos que contenham carboidratos de boa qualidade como mandioca, ba­tata-doce, proteínas como car­nes, ovos, verduras, folhas e gor­duras boas como azeite. Já no período do jantar, é indicado uma refeição mais leve como, por exemplo, omelete com ve­getais, carne com mandioca e salada”, afirma Maíra.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias