Cotidiano

Dupla é flagrada com 200 kg de pirarucu e multa chega a R$22 mil

Redação DM

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 15:58 | Atualizado há 9 anos

Dois homens identificados como Fabrício Alves de Farias, de 34 anos e Luis Eduardo Soares, de 42 anos, foram flagrados transportando 200kg de pescado ilegal, na noite da última quinta-feira (5), na GO-173, em Aruanã.

De acordo com o Batalhão Ambiental, a dupla foi surpreendida por uma equipe durante uma abordagem de rotina. Eles dirigiam um carro VW/Voyage, no qual a mercadoria estava escondida.

No veículo foram encontrados peixes da espécie Arapaima Gigas, conhecido como pirarucu. A pesca desse peixe fica proibida durante o período piracema, que seria a reprodução natural das espécies nativas. A medida preventiva evita a época quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes, e dura entre os meses de outubro e fevereiro.

Aqueles que desreipeitam a piracema são penalizados com multa que podem variar de R$1 mil a R$100 mil, ou detenção conforme previstas na Lei de Crimes Ambientais de nº 9.605/98 e no Decreto nº 3.179/99. Além de acréscimo no valor de R$20 por cada quilo apreendido. A dupla autuada terá que pagar multa equivalente a R$22 mil pelo crime.

(Foto: Reprodução/ Polícia Militar)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia