Home / Cotidiano

COTIDIANO

Educação, mobilidade e tecnologia: Campus Party 2023 lança novos desafios

Terceira edição do evento lança luz sobre novos temas e abrange Goiânia tecnologicamente, imergindo a cidade ao futuro por meio da inovação

Foto: Fernando Keller Foto: Fernando Keller

A terceira edição da Campus Party Goiás, o maior festival de tecnologia, empreendedorismo e cultura geek do mundo, teve início nesta quarta-feira, 7. O evento oferece uma ampla gama de atividades, incluindo palestras sobre tecnologia, empreendedorismo, cultura gamer e muito mais.

Neste ano, a mobilidade é um tema importante, e o governo estadual, em parceria com a RedeMob, está disponibilizando ônibus elétricos que conectam o Terminal da Bíblia, a Praça Universitária, a Praça Cívica, o Terminal Paulo Garcia e o Shopping Passeio das Águas.

Segundo o secretário de governo, Adriano da Rocha Lima, Goiás traz o conceito de mobilidade como serviço, utilizando tecnologia para se deslocar de um ponto a outro.

"O grande conceito, então, é ter tudo isso integrado, a partir deste ano, o usuário do sistema que possui o Bilhete Único, irá poder pegar uma bicicleta com o mexmo cartão que ele usa para embarcar no ônibus, se deslocar até o terminal, sem precisar ir a pé. Ao chegar no terminal, ele vai deixar a bicicleta lá e irá ingressar dentro do ônibus, tudo de maneira integrada", afirma o secretário.

Adriano explica também que isso vale também para quem quiser ir com o carro até um estacionamento da faixa azul e depois utilizar o veículo novamente, tudo de maneira integrada, pagando o valor de maneira subsidiada.

"Nós implementamos o conceito de subsídio, para que todo o custo do sistema não caia sobre o cidadão. E temos agora os ônibus elétricos, que operam em duas linhas que irão rodar entre o Terminal da Bíblia e a Campus Party gratuitamente, isso é uma grande oportunidade que estamos fazendo para Goiânia dessa grande plataforma de integração tecnológica, de uma criação do ecossistema de tecnologia", finaliza.

Educação e tecnologia lado a lado

Além disso, este ano há a presença do Hakcathon, com o tema "Como podemos agregar tecnologia de forma benéfica à segurança, pervenção e/ou identificação da violência em ambientes virutais?". A maratona de desenvolvimento visa promover progresso de soluções inovadoras que usem a tecnologia para gerar um ambiente escolar mais seguro, prevenindo, assim, condições de violência e observar possíveis incidentes.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, afirma que a ideia do Hackaton foi trazê-lo para uma "dor" que a sociedade sente, sobretudo a falta de segurança e os ataques às escolas.

"A gente pensou: por que não trazer essa moçada, junto com a tecnologia, para noa ajudar a grear soluções inovadoras paa este tema. Foi daí que surgiu [o Hackathon], o Instituto Campus Paarty aceitou essa ideia e será a primeira em um evento desses em que o Hackathon vai discutir esse tema", explicou.

"A tecnologia não existe no vazio, ela tem que existir, junto a inovação, para resolver problemas reais das pessoas. A gente quer mostrar a tecnologia resolvendo problemas e dores reais das pessoas" José Frederico Lyra Netto

"A tecnologia não existe no vazio, ela tem que existir, junto a inovação, para resolver problemas reais das pessoas. A gente quer mostrar a tecnologia resolvendo problemas e dores reais das pessoas"

Além disso, Lyra Netto comenta também sobre as inovações junto a Inteligência Artificial (IA), que ressaltam sobre a importância do evento para simbolizar este momento de inovação em Goiás.

"A gente vai ter uma novidade muito interessante em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (IA), na qual o pessoal vai escrever um livro infantil, utilizando o Chat GPT. Haverá a maratona Low Code, onde o pessoal aprenderá a fazer programação. O stand do governo irá mostrar as escolas do futuro com mais facilidade, além da parte de robtótica, os labotarórios onde crianças poderão fazer robôs", finaliza o secretário.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias