Home / Cotidiano

Cotidiano

Erotismo leva Ministério criar curadoria para organizar eventos

Dança de teor sexual em evento do Ministério da Saúde (MS) gerou polêmica e apresentações terão avaliações com maior atenção

Com coreografia inapropriada, apresentação surpreende e Ministério da Saúde se pronuncia – Foto: Reprodução/Rede social Com coreografia inapropriada, apresentação surpreende e Ministério da Saúde se pronuncia – Foto: Reprodução/Rede social

Diante da repercussão negativa causada por apresentação com dança erótica durante o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa), o Ministério da Saúde, informou na sexta-feira 6 de outubro, que criaria uma curadoria de artes para organização de eventos da pasta do governo federal.

Vinculada ao gabinete da ministra Nísia Trindade, a estrutura nasce com o intuito de avaliar eventos propostos pelas áreas do órgão.

Em um dos intervalos do evento realizado em Brasília, de 4 a 6 de outubro, pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério, uma mulher se apresentou com performance conhecida como voguing, estilo de dança oriundo na cultura ballroom, movimento criado nos anos 1960 por pessoas negras e LGBTQIA+ nos Estados Unidos. A dança de forma provocativa ocorreu ao som de Batcu, música de Aretuza Lovi, com participação de Valesca Popozuda e, foi acompanhada por aplausos.

Dança realizada, gravada e os vídeos que circulam nas plataformas eletrônicas resultaram em vasta polêmica, claro, com a oposição à gestão do presidente Lula (PT) externando série de manifestações, a exemplo da deputada federal Amália Barros (PL-MT), que questionou: “O que isso tem a ver com saúde?”.

Já o senador Ciro Nogueira (PP-PI), analisou: “Atenção primária é isso aí? É isso que salva vidas em um sistema que a OMS [Organização Mundial da Saúde] colocou em 125º lugar? O ‘cupim’ identitário está corroendo o governo por dentro”.

Não perdendo a oportunidade para expandir o debate, Marcelo Queiroga, ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro, reclamou: “Vejam em que se transformou os eventos da SAPS sob a gestão dessa gente! Isso é só o começo”.

Conforme já publicado por este periódico, erotismo e cultura têm relação e, consequentemente, suas alas favoráveis e contrárias.

‘Nota’

Em Nota emitida na noite de ontem, o Ministério classificou o episódio como ‘lamentável’ e ponderou estar criando uma ‘curadoria para organização de evento’. Leia e, assista vídeo (mais abaixo, em reprodução de Rede social):

Diante do lamentável episódio envolvendo uma apresentação artística em evento do Ministério da Saúde, a pasta cria curadoria para organização de eventos oficiais.

A curadoria, vinculada ao gabinete da ministra, avaliará os eventos propostos por todas as áreas da pasta. A avaliação considerará a adequação das propostas à missão institucional do Ministério.

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério promoveu o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa). O objetivo do evento é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural.

A programação contou com a participação de sete grupos artísticos nos seus intervalos. Uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada.

O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente.

Ministério da Saúde

Mais vídeos:

  • COTIDIANO

    Vídeo mostra quando suspeito invade banheiro para instalar câmera

    Empresário foi preso suspeito de instalar câmera no banheiro da casa que alugava para uma família

    Publicado quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 08:03

    / Atualizado quinta-feira, 25 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Cachorros vítimas de maus-tratos são resgatados em ônibus

    Os animais seriam transportados no bagageiro de um ônibus e viajariam cerca de 2500 km

    Publicado quarta-feira, 24 de abril de 2024 - 08:54

    / Atualizado quarta-feira, 24 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Bombeiros resgatam criança que prendeu a cabeça em grade

    Segundo a mãe da criança, a menina tentava sair de casa pela grade quando ficou presa

    Publicado terça-feira, 23 de abril de 2024 - 16:05

    / Atualizado terça-feira, 23 de abril de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias