Escambo solidário: troque agasalhos usados por roupas de festa
Redação
Publicado em 2 de junho de 2017 às 18:46 | Atualizado há 8 anos
Já foi arrumar o guarda-roupa e pensou “para que todas essas roupas de inverno?”. Se está com agasalhos sobrando nessa época do ano, por que não trocá-lo por algo que esteja precisando? Até dia 10 de junho é possível trocar suas roupas de frio ou cobertores usados por vestidos de festa novo, terno seminovos ou pares de sapato.
Essa é a proposta grupo AHMA (Ações Humanitárias e de Meio Ambiente) para arrecadar agasalhos e doar a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. A ação, chamada de Escambo AHMA, ocorre no Café Português, R. C- 182, 539, no Jardim América.
Como funciona? Você leva uma roupa ou cobertor até o local e em troca ganha uma moeda social, o Escambo. Se forem roupas usadas, o valor pago é de 1 escambo (E$1), mas se forem novas o valor é de E$2. Com seu dinheiro social em mãos é só escolher as peças que desejar.
O valor das peças que estão a disposição dos doadores é entre E$1 e E$4 e o Café Português está aberto das 10h às 15h, de segunda-feira a sábado.
Evento
Para ajudar a divulgar a ação está marcado o 1º Sarau do AHMA, com a presença dos cantores goianos Rafael Alvino e Demur Moreira, que doaram o cachê para a campanha. O evento deve ocorrer hoje (02/06) a partir das 19h30, também no Café Português.
Ajuda certa
O grupo e a ação foram idealizados por Viviani Mendonça Marques, 46 anos, bacharel em Direito, com a participação das amigas Rejany Brito e Marina Rosaura e voluntários esporádicos. Viviani conta que já havia participado de vários trabalhos como voluntária e iniciou o atual projeto para tirar o foco da própria vida, olhar para outros e ensinar valores para os dois filhos. Para ela, mesmo sem que se invista dinheiro é possível ajudar o próximo que está em uma situação difícil.
No início do trabalho, ela entendeu que as doações que chegavam não atendiam muito bem as necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade e que seriam mais úteis em ações melhor planejadas. “Recebemos muitos vestidos de festa novos e seminovos e aí achamos melhor criar uma forma de trocar para que a pessoa possa doar as roupas de inverno e ainda se alegrar com a troca”.
O grupo AHMA ainda trabalha com outras ações com o objetivo de resgatar autoestima de pessoas em situação de vulnerabilidade com foco na dignidade humana. Para buscar a participação de cada vez mais pessoas, Viviane criou e administra perfis do grupo no Instagram. Então para saber mais sobre o projeto é só procurar @escambo.ahma e @grupoahma na rede social.