Cotidiano

Estudantes de medicina passarão por exame nacional para receber diploma

Diário da Manhã

Publicado em 2 de abril de 2016 às 00:44 | Atualizado há 9 anos

Nesta sexta-feira (01/04), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que a partir deste ano estudantes de medicina serão submetidos à avaliações nacionais a cada dois anos. A medida será chamada de Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) e está prevista no Programa Mais Médicos e em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE).

As avaliaçãoes aplicadas no segundo, quarto e sexto ano da graduação serão obrigatórias. Estudantes que não alcançarem a nota mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC) na última avaliação não poderão obter o diploma e, consequentemente, não ingressarão na residência médica.

Mercadante explicou que as avaliações aplicadas no segundo e no quarto ano será somente para testar conhecimentos. Com base no desempenho dos estudantes, o MEC poderá analisar a qualidade do ensino e, se for o caso, realizar alguma intervenção na instituição. “Quando a avaliação é feita no final, não tem como voltar. Quando é feita ao longo do curso, as instituições poderão aprimorar a formação”, disse o ministro.

A última avaliação, que será aplicada no sexto ano, será exigido bom desempenho dos estudantes para obter o diploma. A média das avaliações para ser aprovado será recalculada a cada ano e o estudante poderá refazer a prova ou antecipá-la antes do final do curso.

O responsável pela avaliação será o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e terá como molde o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, que são expedidos pelo Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). Em 2016, o MEC prevê que cerca de 20 mil estudantes farão a prova.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias