Falta de laboratórios impossibilita que motoristas realizem exame toxicológico
Redação DM
Publicado em 9 de março de 2016 às 14:56 | Atualizado há 9 anos
Motoristas de ônibus, carretas e caminhões estão enfrentando dificuldades para a realização do exame toxicológico, obrigatória em todo o País, já que apenas seis laboratórios estão credenciados para fazer o teste no Brasil.
Dos seis laboratórios, cinco estão localizados em São Paulo, Estado onde os exames não entraram em vigor devido a uma liminar conseguida pelo governo na Justiça Federal. O sexto, fica no Rio de Janeiro. Desses, dois são afiliados à Abratox, uma rede de coleta que possui cerca de 2 mil pontos em todos os estados brasileiros. Em Goiás, há 64 unidades aptas a realizar a coleta do fio de cabelo ou pelo do corpo dos candidatos.
Próximo a medida entrar em vigor, no dia 2 deste mês, a Justiça Federal concedeu uma liminar ao Estado de Goiás, que impede a exigência do exame toxicológico aos motoristas.
Segundo o Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho do governo federal, principal motivo para a obrigatoriedade dos exames, é o fato de que esses profissionais são as maiores vítimas de acidentes em rodovias do País, devido ao uso de drogas ilícitas. O exame deve ser feito no momento da contratação/demissão do motorista, ou, em caso de profissionais autônomos, quando ele for renovar a licença para dirigir.
Com informações do IG.