Farmacêuticos voluntários fazem atendimento à população na Praça Cívica
Diário da Manhã
Publicado em 9 de maio de 2018 às 11:03 | Atualizado há 7 anosUm grupo de farmacêuticos voluntários realizará nesta sexta-feira (11/05) um atendimento gratuito à população. A ação, em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, ocorre das 8 às 13 horas na Praça Cívica. O foco da atuação dos profissionais será o combate às morbidades relacionadas a medicamentos. “Pacientes, principalmente idosos, que fazem uso de diversos medicamentos, podem sofrer com interações medicamentosas, reações adversas e prejuízo grave para a saúde”, alerta a farmacêutica Lorena Baía.
Ela explica que o elevado número de medicamentos prescritos pode desfavorecer a adesão do paciente à terapêutica. Os interessados em serem atendidos podem levar os seus medicamentos, receitas e resultado de exames. A intenção do grupo é identificar problemas, como uso incorreto e reações adversas, e buscar formas de solucioná-los.
Os farmacêuticos também atuarão no rastreamento em saúde, por meio de verificação de parâmetros como pressão arterial, glicemia e colesterol capilar e teste de capacidade pulmonar. Os pacientes que apresentarem resultados alterados serão encaminhados para os serviços de saúde para diagnóstico.
Descarte
Um coletor estará disponível para receber medicamentos vencidos e sobras. O público será orientado sobre o descarte correto e receberá um folheto com a lista dos pontos de coleta para medicamentos vencidos e em desuso, existentes em Goiânia.
Dados
O uso seguro e racional de medicamentos é um grande desafio. Os danos causados por medicamentos, além de graves, custam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde (SUS). O maior custo é determinado pelos problemas relacionados às reações adversas (39,3% dos gastos), à não adesão ao tratamento (36,9%) e ao uso de doses incorretas (16,9%) – UFRGS/2017.