Fóssil de dinossauro gigante é descoberto em obra de ferrovia
Redação DM
Publicado em 7 de outubro de 2021 às 16:52 | Atualizado há 4 anos
Um fóssil de dinossauro gigante foi descoberto durantre uma escavação de uma obra para construção de ferrovia no município de Davinópolis, no Maranhão.
No local foi achado um fêmur com mais 1,5 metro de comprimento, outros ossos, pés, mãos, costelas e vértebras do dinossauro, sua espécie ainda não é conhecida pelos cientistas.
Trata-se do primeiro fóssil encontrado na região e que tem potencial para se tornar registro significativo para a história evolutiva dos saurópodes, que viveram por volta de 130 milhões de anos atrás, no período chamado de Cretáceo Inferior.
Espécie
O tamanho e o tipo dos ossos levantam a hipótese de possa se tratar de um titanossauro, um grupo de dinossauros com longos pescoços que surgiram no final do período Jurássico, cerca de 163 milhões de anos atrás.
Estima-se que o animal tenha até 18 metros de comprimento, o dobro do tamanho de outro encontrado no Maranhão, o Amazonsaurus maranhensis.
“Já se sabia pela literatura de alguns registros mais ao norte do estado, mas esse é o primeiro fóssil de vertebrado de grande porte para a localidade, que possui em geral achados de peixes e plantas fósseis”, disse o paleontólogo e professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Elver Luiz Mayer.
Mayer explica que embora o trabalho de coleta tenha sido cansativo, existem indícios de que, na áreia, haja mais material fóssil, e que a descrição da nova espécie pode levar cerca de cinco anos para ficar pronta.
“Para preparar todo o material, considerando ainda o impacto da pandemia no acesso dos alunos aos laboratórios, ainda serão necessários por volta de dois anos. E em paralelo vamos estudar o material com os demais saurópodes conhecidos, para tentar conseguir apresentar esse fóssil à comunidade o mais breve possível”, completa.
Leia também
- Luva de Pedreiro é internado às pressas em UTI de hospital em João Pessoa
- Mãe heroína salva filho engasgado ao aplicar técnica correta e evita tragédia
- Irmãos goianos se destacam no Jiu-Jitsu e projetam novos desafios em competições nacionais
- Stella Pure Gold, o brinde de ouro do Festival de Cinema de Gramado
- Policlínica de Quirinópolis reforça importância da higienização das mãos