Cotidiano

Fraldas descartáveis têm variação de até 94%

Redação DM

Publicado em 1 de março de 2018 às 00:59 | Atualizado há 6 meses

 

O Procon Goiás divulgou uma pesquisa de preços de fraldas descartáveis para bebês, fraldas geriátricas e roupas de proteção íntima com o objetivo de oferecer uma referência de preço aos consumidores. Foram levantados os preços de 74 itens em 12 estabelecimentos, sendo 6 dro­garias e 6 supermercados da capi­tal entre os dias 19 e 27 de fevereiro.

O órgão orienta a população para que tenha cuidado na hora de comprar esses produtos e ve­rifique a identificação do registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que garante que o item foi fabri­cado e está sendo comercializado de acordo com as regras vigentes no país e, portanto, o uso é seguro.

Para facilitar a comparação de preço, de acordo com a preferência do consumidor, os itens pesquisa­dos foram separados por segmen­tos drogarias e supermercados, e a variação de preços pode chegar a 191% nas drogarias.

Considerando os produtos pes­quisados nas drogarias, foi identifi­cada a maior variação de 191,59%, no produto Tena Lady Discret – roupa íntima com proteção, tama­nho “G” com 8 unidades, da marca Sca Brasil, com preços oscilando entre R$ 12,96 e R$ 37,79.

FIQUE ATENTO

O órgão aconselha que, para fazer uma boa compra e segura, é importante ficar atento ao prazo de validade e às especificações do produto, comparando preços em diversos estabelecimentos, sem­pre procurando aliar também a qualidade e o custo/benefício do deslocamento.

Geralmente, os fabricantes costumam ofertar a mesma fralda em diversos tamanhos de pacotes e, normalmente, quanto maior a quantidade de fraldas por paco­te, menor é o valor unitário. Des­ta forma, pesquise sempre o valor unitário do mesmo produto, divi­dindo o valor da fralda pela quan­tidade do pacote.

Ao comprar fraldas para pre­sentear alguém, procure saber an­tes o tamanho correto do produto, pois o Código de Defesa do Consu­midor não obriga os fornecedores a fazer a troca por motivo de gos­to ou tamanho. A loja só é obriga­da a trocar a mercadoria caso te­nha prometido por escrito.

O tamanho é definido de acor­do com o peso do bebê e é encon­trado na maioria das embalagens, facilitando a compra.

A Sociedade Brasileira de Pe­diatria (SBP) é responsável pela avaliação da qualidade de produ­tos destinados ao público infan­tojuvenil. Para que a mercadoria receba esse selo, é preciso passar por vários testes rigorosos. O selo do SBP garante que a fralda esco­lhida é uma boa opção.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias