Home / Cotidiano

COTIDIANO

Fumar cotonete: desafio entre jovens na internet pode ser letal

Segundo médicos, a prática pode causar graves doenças respiratórias, como asma, bronquite e até mesmo a bissinose

Imagem ilustrativa da imagem Fumar cotonete: desafio entre jovens na internet pode ser letal

Uma nova moda que se tornou popular entre os jovens tem deixado pais e médicos preocupados, o motivo é que crianças e adolescentes fumam cotonetes como se fossem cigarros em vídeos curtos nas redes sociais. A prática, segundo especialistas, é perigosa e traz riscos à saúde e até morte.

Nos vídeos, eles queimam o algodão e o plástico dos bastonetes e inalam a fumaça oriunda da junção dos dois. Médicos alertam que isso pode causar graves doenças respiratórias, como asma, bronquite e até mesmo a bissinose, que é o estreitamento das vias respiratórias provocado pela aspiração de algodão, cânhamo ou linho.

A respiração pode ficar ruidosa, ou seja, com chiado, sensação de pressão no tórax e, com o tempo, a função do pulmão vai sendo reduzida até parar de funcionar.

Prática não é de agora

Embora somente agora pais e especialistas terem tomado ciência de que jovens fumam cotonete nas redes, a prática acontece há pelo menos dois anos. "Eu sei que isso é prejudicial, mas eu amo fazer isso", escreveu um jovem na publicação de uma garota que fazia o desafio. "Vamos levar amanhã pra fazer no banheiro da escola?", comentou outra menina na mesma publicação.

Uma adolescente brasileira, que tem 80 mil seguidores no Tik Tok, se diz criadora do desafio em 2020. Em sua conta, ela ainda faz chacota com uma matéria exibida em um jornal televisivo e faz outro vídeo explicando como é a prática. No vídeo, ela ainda comemora ter criado a "trend".

O desafio se tornou popular também em países Europa, onde jovens também publicam trends explicando o passo a passo de como fumar os cotonetes.

Tik Tok

Foi na rede social Tik Tok onde os vídeos ganharam popularidade e se tornaram desafios entre os jovens. De acordo com a plataforma, não é permitido que os usuários compartilhem conteúdos que apresentem, promovam, normalizem ou exaltem práticas perigosas que possam "causar lesões graves ou mortes".


		Fumar cotonete: desafio entre jovens na internet pode ser letal
Reprodução/TikTok

É necessário que pais ou responsáveis fiquem atentos aos conteúdos que seus filhos consomem na internet, pois frequentemente surgem novos desafios perigosos que podem levar à morte, como este, por exemplo. E como já foi dito por especialistas, fumar cotonete não é uma brincadeira, tampouco divertida. É algo que precisa ser cessado o quanto antes para que menos adolescentes tenham acesso a esse tipo de conteúdo que nada tem a somar com o cotidiano dos jovens.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias