Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Posse conscientiza sobre saúde dos rins

Palestra foi em alusão ao Dia Mundial do Rim

A gestora do cuidado da Policlínica Estadual de Posse, Ana Clara Soares, ministrou uma palestra sobre a saúde dos rins para os pacientes da unidade de saúde. A atividade foi em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado na segunda quinta-feira do mês de março.

Ana Clara explicou que os rins são glândulas de cor vermelho-escuro, em forma de feijão, localizadas na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar. “O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo, abaixo do baço. Acima de cada rim encontramos a glândula adrenal”, disse.


		Policlínica de Posse conscientiza sobre saúde dos rins
Divulgação

A função dos rins é, entre outras, filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico. “Eles também atuam secretando substâncias importantes para nossa saúde. Entre suas funções, pode-se destacar a manutenção do equilíbrio de eletrólitos no corpo, a regulação do equilíbrio ácido básico, mantendo o pH sanguíneo constante; a excreção de substâncias exógenas, e a produção de hormônios, como aldosterona e prostaglandinas”, comentou a gestora do cuidado.


		Policlínica de Posse conscientiza sobre saúde dos rins
Divulgação

O mau funcionamento dos rins pode ocasionar cálculos renais, infecção renal, cistos renais e insuficiência renal. “O recomendado é que bebamos ao menos oito copos de água por dia para manter o corpo hidratado e ajudar os nossos rins a funcionar adequadamente”, afirmou.

Ana Clara Soares ressaltou que o teste de Creatinina é um dos principais marcadores para avaliação da função renal e deve ser feito ao menos uma vez ao ano.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias