Cotidiano

Garimpeiros são presos com ouro e mercúrio durante operação ambiental em Goiás

Redação

Publicado em 5 de junho de 2026 às 12:21 | Atualizado há 1 hora

Garimpeiros são presos com ouro e mercúrio durante operação em Israelândia | Foto: Batalhão Ambiental
Garimpeiros são presos com ouro e mercúrio durante operação em Israelândia | Foto: Batalhão Ambiental

Quatro homens foram presos após uma operação do Batalhão de Operações Ambientais contra a extração ilegal de minérios no município de Israelândia, no oeste de Goiás. A ação ocorreu na quinta-feira (04/06), após denúncias anônimas sobre atividades irregulares às margens do Rio Claro.

Durante o patrulhamento, os militares identificaram quatro balsas utilizadas na exploração ilegal de ouro. Segundo a corporação, os suspeitos atuavam sem licenças ou autorizações emitidas pelos órgãos competentes.

Além da atividade clandestina, os policiais encontraram ouro e mercúrio com os investigados. O metal pesado é considerado altamente poluente e pode causar sérios danos ambientais quando utilizado em garimpos.

As quatro balsas utilizadas pelos garimpeiros foram destruídas no local. Conforme a Polícia Militar, a medida ocorre em razão da dificuldade logística para remoção dos equipamentos, geralmente instalados em áreas de difícil acesso dentro da vegetação.

Após os procedimentos iniciais, os detidos foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Goiânia, onde ficaram à disposição das autoridades responsáveis pela investigação do caso.

Dados do Batalhão de Operações Ambientais apontam crescimento expressivo das ações contra o garimpo ilegal em Goiás. Em 2025, o número de prisões relacionadas à prática aumentou mais de 900% em comparação ao ano anterior, o que evidenciou a intensificação do combate aos crimes ambientais no estado.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia