Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiânia Shopping inova no atendimento a pessoas autistas

Shopping lança Kit Sensorial e abafadores de ruídos para proporcionar uma experiência mais agradável a autistas e suas famílias

Imagem ilustrativa da imagem Goiânia Shopping inova no atendimento a pessoas autistas

O Goiânia Shopping, comprometido em criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todas as pessoas que visitam o espaço, apresenta uma iniciativa inovadora que visa atender às necessidades das pessoas autistas e suas famílias.

Para proporcionar uma experiência agradável e inclusiva a autistas, o shopping lançou o Kit Sensorial, disponível gratuitamente para empréstimo no SAC (Piso 1), no fraldário (Piso 3) e também com os seguranças e integrantes da brigada.

O Kit Sensorial é composto por diversos itens cuidadosamente selecionados que estimulam os sentidos e promovem o conforto durante a visita ao shopping, como amoebas, massinhas Eva, molas coloridas e pop-its. Esses objetos sensoriais foram escolhidos devido à sua textura agradável ao toque e à capacidade de aliviar o estresse e a ansiedade.

Regulação emocional

De acordo com a psicóloga comportamental Gabriela Alexandre Ribeiro Urzêda, especialista no atendimento a crianças autistas, a disponibilidade de objetos sensoriais é uma excelente iniciativa. Esses brinquedos sensoriais oferecem estímulos táteis agradáveis e podem ajudar na regulação emocional das crianças autistas, proporcionando uma sensação de conforto e segurança.

Gabriela ressalta que é importante lembrar que nem todas as crianças autistas têm preferência por esses objetos sensoriais. “Cada criança é única, e suas escolhas podem variar de acordo com suas preferências individuais. No entanto, para aquelas que se identificam com esses estímulos sensoriais, o Kit Sensorial do Goiânia Shopping pode ser uma excelente opção para promover uma experiência positiva no shopping”, conclui.

Não há tempo limite de utilização do kit. O shopping entende a importância de proporcionar um tempo adequado para que cada pessoa autista possa desfrutar dos brinquedos de acordo com suas necessidades individuais.

Abafadores de som

Além dos itens sensoriais, também são disponibilizados abafadores de som infantis. Os abafadores são especialmente úteis para crianças autistas sensíveis a ruídos, permitindo que elas desfrutem do ambiente do shopping com mais conforto e tranquilidade.

Vagas para autistas

Em 2019, o Goiânia Shopping foi pioneiro no Brasil ao implementar vagas de estacionamento personalizadas para autistas, com uma comunicação visual lúdica, colorida e emocional. Essas vagas exclusivas demonstram o compromisso do shopping em criar um ambiente inclusivo e acessível, levando em consideração as necessidades específicas das pessoas autistas e suas famílias.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias