Goiás Gastronomia reúne chefs e cultura local em evento de oito dias
Redação Diário da Manhã
Publicado em 18 de julho de 2025 às 16:18 | Atualizado há 3 horas
Festival ocupa Parque Agropecuário de Goiânia com oficinas, shows e mais de 30 operações gastronômicas
O Parque Agropecuário Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, receberá entre os dias 31 de julho e 10 de agosto a primeira edição do festival “Goiás Gastronomia”. O evento, considerado o maior do setor no Estado, reunirá mais de 50 chefs regionais e nacionais, além de cerca de 30 operações de alimentação, com foco em valorizar a cadeia produtiva local e integrar cultura, turismo e negócios. A entrada será solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, com retirada antecipada pelo site da Sympla.
Com realização do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, o festival ocupará mais de 3 mil metros quadrados do Parque, com estrutura composta por duas cozinhas-show, praça de alimentação, auditório para palestras, parque de diversões, brinquedoteca e dois palcos para shows. A programação inclui oficinas gastronômicas práticas, mesas redondas e apresentações culturais, com destaque para a Orquestra Sinfônica de Goiânia e mais de dez shows de artistas locais.
A agenda será dividida em dois finais de semana. De 31 de julho a 3 de agosto, ocorre o “Mesa ao Vivo Goiás”, parceria com a revista Prazeres da Mesa, que transmitirá oficinas gastronômicas ao vivo para produção de conteúdo editorial. Participam nomes como Jefferson Rueda, Claude Troisgros, Thiago Castanho, Lucas Corazza e o embaixador da edição, Ian Baiocchi. No segundo período, de 7 a 10 de agosto, será realizado o “Goiás Queijo e Vinhos”, iniciativa que reunirá mais de 50 produtores artesanais, oferecendo degustações de vinhos, queijos, cachaças e outros produtos regionais.
Segundo Marcelo Baiocchi Carneiro, presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da CNC, o festival marca uma ação inédita para o setor turístico local. “Com o apoio do Governo de Goiás, teremos um momento grandioso reunindo profissionais e empresas experientes, compartilhando iniciativas que alavancam o desenvolvimento econômico e turístico do nosso Estado”, afirmou.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, reforça que o festival deve consolidar Goiás no calendário nacional do setor. “É um evento onde a cultura, a tradição, a boa comida e grandes negócios se encontram. Temos certeza de que será um sucesso para potencializar o mercado goiano”, disse.
A estrutura contará ainda com ambientação temática inspirada na antiga capital, Vila Boa. O espaço terá uma réplica de rua da Cidade de Goiás, incluindo referências como a Casa de Cora Coralina e o Coreto. Também haverá áreas destinadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com sala azul, e tradução em Libras durante as aulas-show.
Além dos chefs convidados, o festival receberá restaurantes locais e nacionais, incluindo o paulista Mocotó. Os horários de funcionamento serão das 16h às 23h às quintas e sextas-feiras, das 11h às 23h aos sábados e das 11h às 22h aos domingos.
O “Goiás Gastronomia” é realizado em parceria com a Goiás Turismo, Conselho Estadual de Turismo (Cetur), Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Revista Prazeres da Mesa, Mundo Mesa e Governo de Goiás. A edição também funcionará como evento-piloto para promover o Estado em ações ligadas ao MotoGP 2026. Mais informações estão disponíveis nos perfis oficiais do evento no Instagram: @circuitogastronomicosenac e @senacgoias.