Governo de Goiás: ponto facultativo do Dia do Trabalhador altera funcionamento de repartições públicas estaduais
DM Redação
Publicado em 30 de abril de 2025 às 09:22 | Atualizado há 8 horas
O funcionamento das repartições públicas estaduais será alterado devido ao feriado nacional do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira, 1º de maio. O Decreto nº 10.682, assinado pelo governador Ronaldo Caiado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) em 22 de abril, estabelece ponto facultativo na sexta-feira (2/5). O expediente será retomado normalmente na segunda-feira, 5 de maio.
A medida não se aplica aos serviços essenciais, que continuarão funcionando normalmente. Permanecem em atividade as áreas da saúde, segurança pública (incluindo as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros), fiscalização, arrecadação e os canais oficiais de comunicação do Governo de Goiás.
Confira como ficam os horários de funcionamento:
Vapt Vupt
Na quinta-feira (1/5), todas as unidades estarão fechadas, tanto na capital quanto no interior. Na sexta-feira (2/5), o funcionamento será das 8h às 13h, com exceção das unidades padrão do Detran e do Procon, em Goiânia, e da unidade de Jussara, que não terão expediente. No sábado (3/5), as unidades que normalmente funcionam nesse dia seguirão com atendimento regular.
Detran-GO
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) estarão fechados nos dias 1º e 4 de maio. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (5/5). O Detran-GO informa que documentos, taxas e multas com vencimento durante o feriado poderão ser pagos no próximo dia útil, sem cobrança de encargos. Durante o período, os serviços digitais permanecem disponíveis por meio do site oficial, Portal Expresso e aplicativo Detran GO ON.
Restaurante do Bem
As 16 unidades do Restaurante do Bem estarão fechadas na quinta-feira (1/5). Na sexta-feira (2/5), o funcionamento será normal, com atendimento das 10h às 14h30, garantindo refeições balanceadas ao valor simbólico de R$ 2.
Procon Goiás
A sede do Procon estará fechada nos dias 1º e 2 de maio. O atendimento presencial e o Disque-Denúncia (151) serão retomados na segunda-feira (5/5). Durante o feriado, os consumidores poderão registrar denúncias e reclamações na plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).
Saneago
A Saneago manterá equipes de plantão para garantir o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente continuará 24 horas pelos canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115, Agência Virtual (www.saneago.com.br) e aplicativo.
Ceasa
O mercado das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) funcionará normalmente das 3h às 14h nos dias 1º e 2 de maio. Já o setor administrativo estará fechado na quinta-feira (1/5), retornando na segunda-feira (5/5).
Unidades culturais
Espaços culturais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), como o Cine Cultura e o Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, e o Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, estarão abertos durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (1º/5), até domingo (4/5). Outras unidades estarão fechadas.
Nesta quinta-feira (1º/5), na sessão das 19h, o Cine Cultura estreia “Homem Com H”, cinebiografia de Ney Matogrosso dirigida por Luna, com Jesuíta Barbosa no papel principal. Já o Centro Cultural Martim Cererê está sendo palco da 2ª edição do Festival Rap Ground. No feriado do dia 1°, o festival continua com entrada gratuita, mediante a doação de 1 litro de leite longa vida. No domingo (4/5), o Martim Cererê recebe o Festival Internacional de Breaking “Circle Wiba Brazil”, das 14h às 23h.
O Centro Cultural Octo Marques estará fechado no feriado e na sexta, ponto facultativo, mas reabre normalmente no sábado (3/5 ) e no domingo ( 4/5 ), das 9h às 17h. A Vila Cultural Cora Coralina estará fechada no feriado, na sexta-feira e no final de semana, retornando ao funcionamento normal a partir da segunda-feira (5/5).
Na cidade de Goiás, o Cine Teatro São Joaquim recebe o espetáculo “A Trança Perdida”, de Anna Behatriz Azevedo, na quinta (1/5) e na sexta-feira (2/5), às 19h, com entrada gratuita. E no sábado (3/5), às 19h, será apresentado o show Beneficente em homenagem ao Dia das Mães, com Gilberto Nunes e Convidados, também com entrada gratuita. O Palácio Conde dos Arcos, também na cidade de Goiás, não abrirá ao público no feriado do dia 1°, mas funciona na sexta-feira (2/5), até às 13h, no sábado (3/5), até às 17h e no domingo (4/5), até às 13h.
Estarão fechados entre os dias 1º e 4 de maio: o Teatro Goiânia; o Arquivo Histórico Estadual; as bibliotecas Braille e Pio Vargas; a Gibiteca Jorge Braga; os museus Pedro Ludovico e da Imagem e do Som (MIS); e o Museu Ferroviário de Pires do Rio. As atividades retornam na segunda-feira (5/5).