Cotidiano

Hapvida fecha acordo com Procon Goiás para melhorias

Redação Diário da Manhã

Publicado em 28 de maio de 2025 às 09:08 | Atualizado há 21 horas

Números do Instiuto de Defesa do Consumidor (IDEC) do ano passado mostram que 68% dos usuários da operadora de plano de saúde HAPVIDA tiveram dificuldades para marcar consultas, exames, ou atrasos de mais de 30 dias em procedimentos simples.

Outros problemas também foram relatados e segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) eles mostram que o número de reclamações cresceu 15% em comparação com o ano anterior, o que mostra uma piora na satisfação do consumidor com os serviços prestados pela operadora.

Procon Firma TAC com HPVIDA

Com as queixas apresentadas contra a operadora do plano de saúde, o Procon Goiás, órgão de defesa do consumidor foi acionado contra a HPVIDA. O órgão constatou diversas falhas do grupo gestor do plano principalmente em um dos hospitais que é gerido por ela que fica no Jardim América.

Após a constatação das falhas, a operadora do plano e o Procon Goiás fecharam o acordo para a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Pelo termo assinado a operadora vai ter que fazer uma série de melhorias imediatas para melhoria no fluxo de atendimento e na qualidade dos serviços médicos oferecidos aos consumidores da rede privada.

Com a assinatura do Termo a operadora vai pagar R$ 80 mil de multa compensatória pela conduta. Referente ao Hospital que fica no Jardim América, a operadora vai ter que ampliar em 40% o número de poltronas de medicação e observação, disponibilizar novos consultórios, implatar sistema de triagem com classificação de risco, e reforçar o quadro de profissionais de setores críticos como a sala de reanimação.

Caso descumpra qualquer uma das cláusulas do TAC, o grupo vai ter que pagar uma multa de R$ 10 mil por cada violação do acordo, que pode chegar até R$ 759 mil. O TAC tem duração de um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período. E pode ser encerrado a partir do momento que todos os processos tenham sido resolvidos dentro do prazo estipulado.

Em nota a operadora reafirmou o compromisso com a saúde e bem-estar dos beneficiários. Confira a nota completa:

O hospital reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus beneficiários e esclarece que um plano de ação de melhorias e adequações da estrutura e dos serviços prestados foi imediatamente iniciado e entregue após a visita do órgão.

A unidade hospitalar reforça, também, que permanece dedicada no constante desenvolvimento de suas atividades e segue à disposição do Procon Goiás, a fim de garantir uma saúde de qualidade, segurança e acessível para toda população do estado.

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