Hipster da Federal toma conta das redes e imprensa
Redação DM
Publicado em 23 de outubro de 2016 às 12:21 | Atualizado há 9 anosA prova de que as redes sociais e suas agendas pautam a grande imprensa está na figura do policial federal Lucas Soares Dantas Valença, 30, que ficou famoso após a divulgação das imagens em que aparece ao lado do deputado cassado Eduardo Cunha.
Ele é a prática da teoria de Andy Warhol. O artista plástico americano disse que algumas pessoas teriam fama relâmpago. E até decretou o tamanho: 15 minutos.
Mas Lucas já acumulou alguns dias, só para provar que Warhol errou na dimensão.
Preso na última quarta-feira, 19, Cunha quase fica em segundo plano não fosse a histeria em torno da ‘beleza’ do chamado hipster da Federal.
Neste sábado, um novo capítulo: ele agradeceu o apoio e o carinho recebido nas redes sociais. Lucas é de Posse (GO) e faz o estilo bom rapaz, inclusive religioso.
A fama de mito dionisíaco é nova: o vídeo de 25 segundos postado na rede social Instagram atiçou ainda mais o fã clube.
Lucas foi tema de uma matéria no jornal inglês “Daily Mail” com o título “Policial brasileiro bonito e hipster que escoltou Eduardo Cunha vira uma sensação na internet”. A reportagem diz que ele recebeu cantadas do tipo “Casa comigo?” e “Me prende?”. Mais de 185 mil pessoas passaram a seguir Lucas no Instagram, diz a reportagem.
Ontem, o rapaz pareceu acanhado com a fama, pois disse que ficou “surpreso” com a repercussão. A linguagem é quase adolescente: “Bom dia galera. É… eu não sei bem por onde começar né… Mas eu não tinha aparecido até hoje porque eu estou realmente surpreso com toda essa repercussão, com tudo isso que está acontecendo. Mas eu queria agradecer todo mundo que está seguindo e mandando mensagem de apoio, de carinho e dizer que eu realmente estou honrado de ter participado deste momento histórico né… Isso aí, valeu!”.
Na internet, os apelidos foram criados na medida em que surgiam memes. Lucas foi o “samurai da PF”, o “hipster da Federal”, “lenhador” e o elogioso e atiradinho “policial gato”.
ROCK
Lucas é relativamente novato na PF. Chegou em 2014 e atua no Comando de Operações Táticas (COT) da corporação. Já esteve na Polícia Militar do Distrito Federal.
Para quem deseja algo mais com o ‘samurai’, ele é flamenguista e está solteiro. Curte rock and roll, anime, videogame e esportes radicais.
Tem um lado meio anti-PT também. No Facebook, Lucas fez campanha contra a vitória da ex-presidente Dilma Rousseff. Após a super-exposição da mensagem e de sua aparição ‘política’, ele teria apagado as mensagens.
A imprensa relata que ele teria postado no Facebook, em 26 de outubro de 2014, logo após a reeleição de Dilma Rousseff, palavras pouco elogiosas para a ex-presidenta: “Não consigo sinceramente acreditar que o povo brasileiro reelegeu a presidente Dilma! Por mais que certa parte da população tenha votado nela, a despeito do seu despreparo, gagueira, insegurança, apoio de uma massa de corruptos…Eu prefiro crer que a manipulação das urnas foi o grande responsável por esse lastimável resultado”.
HIP
O termo atribuído ao policial é ‘Hipster’, palavra usada para descrever um grupo de pessoas com estilo próprio e que habitualmente inventa moda. Geralmente, um hipster determina novas tendências alternativas.
O termo “hip” é um adjetivo inglês usado desde a década de 1940 com o significado de “descolado” ou “inovador”. Na época, significava que os brancos e ricos sabiam imitar o estilo dos negros adeptos do jazz.