Cotidiano

Igreja Vetero Católica realiza ordenação do primeiro sacerdote da nova diocese

Diário da Manhã

Publicado em 30 de junho de 2017 às 17:38 | Atualizado há 4 meses

A Igreja Apostólica Vetero Católica no Brasil – Fidelitas realiza a primeira ordenação sacerdotal para a nova diocese de Goiás. O diácono Gleyvisson Nunes dos Santos (foto/à esquerda), de 38 anos, será nomeado padre pelo Dom Bispo de Goiás, Antônio Piber, nesta sexta-feira (30), às 19h. A celebração ocorre no Clube do SindiGoiânia, no Parque Amazônia.

A igreja nasceu em Alexandria, fundada pelo apóstolo Mateus. Com as perseguições, ela mudou-se para o Leste Europeu e sobreviveu por um bom tempo ligada à Roma, como todas as outras Igrejas Orientais, que são católicas mas não são romanas. Atualmente, é uma igreja que possui comunhão com o Papa Francisco, porém não reconhece o papado como um Estado e o papa como um imperador.

No Concílio Vaticano I, a tese da infalibilidade papal foi negada e a Igreja Apostólica Vetero Católica no Brasil quase chegou ao fim. A partir dos anos 1960, Paulo VI, depois João Paulo II, Bento XVI e agora Francisco têm dialogado com os Veteros Católicos, ou Velhos Católicos, como são chamados em alguns países. A Igreja voltou a crescer e se espalhar pelos Estados Unidos, América Latina e África.

19260743_319001131865939_5924137959420901980_n

No Brasil, os imigrantes poloneses trouxeram o discipulado dos Véteros Católicos e começou a se popularizar. Em tudo são parecidos com a Igreja Romana, menos no caso dos padres e bispos que podem se casar, e eles recasam os divorciados casados em segundas núpcias. O batismo, comunhão, crisma e missa são válidos para a Igreja de Roma e as da Igreja de Roma válidos para a Igreja Vétero Católica.

Desde 2010, as dioceses têm crescido no Distrito Federal e em Goiás, nas cidades de Luziânia, Novo Gama e agora Goiânia e Senador Canedo. Várias autoridades religiosas Evangélicas, Católicas, Ortodoxas estarão presentes, como Ton Alves, jornalista colaborador do Diário da Manhã, frei capuchinho, professor de filosofia, ex-assessor da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

(Foto: Reprodução/Facebook)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias