Cotidiano

INSS inicia novo sistema de aposentadoria por telefone

Diário da Manhã

Publicado em 4 de outubro de 2017 às 21:09 | Atualizado há 8 anos

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Gadelha, anunciou na última sexta-feira (29/09) na inauguração de uma agência que cinco mil segurados em todo o país já podem se aposentar apenas com um telefonema. A agência foi inaugurada em Biritiba Mirim, SP.

Os segurados permitidos a ter o benefício por telefone, foram avisados por cartas e caso tenham o interesse de aceitar a aposentadoria, devem ligar para a central 135. Este processo é conforme as regras da concessão automática publicadas em 28 de julho.

O instituto vai providenciar a oferta dessa possibilidade para todos os segurados com informações de cadastro consideradas corretas.

O superintendente do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira, informou que a agência é a primeira a trabalhar com documentos digitais, sem guardar arquivos em papel, originais ou cópias, de carteiras profissionais, entre outros documentos.

O sistema de digitalização de processos vai permitir também ao INSS instalar postos de atendimento em grandes empresas e sindicatos, dando assim permissões de benefícios nesses locais. Os primeiros a aplicar esses benefícios são os bancos e montadoras de São Paulo.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias