Cotidiano

Instituto orienta compras de pacotes de viagem

Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 00:52 | Atualizado há 7 anos

O Instituto Brasileiro de Es­tudo e Defesa das Relações de Consumo – Seção Goiás (Ibedec Goiás) orienta aqueles que dese­jam viajar durante o feriado de Carnaval sobre alguns cuidados durante a compra de pacotes de viagem. Para evitar cair em “fu­radas”, a principal orientação é buscar referências sobre a agên­cia a ser contratada, tanto com amigos que utilizaram o serviço quanto com os órgãos de defesa do consumidor.

De acordo com o presidente do Ibedec Goiás, Wilson Cesar Rascovit, pesquisar no Procon se a agência de viagens possui recla­mações é o primeiro passo para uma compra segura. O consu­midor também deve se resguar­dar em relação às promessas fei­tas no ato da contratação. “Exija um contrato por escrito com o preço total da viagem, informa­ções sobre a companhia aérea ou rodoviária que fará o transpor­te, os hotéis especificados, o tipo de apartamento, os traslados, re­feições incluídas, pagamento de guias de turismo e passeios in­cluídos”, explica Rascovit.

Para não ter surpresas com os custos, o viajante deve conferir no ato da assinatura do contra­to a categoria do hotel e se o pre­ço da diária é com meia pensão ou pensão completa. Outro pon­to a ser observado é em relação às atrações e eventos especiais, que na maioria das vezes não es­tão incluídos no pacote. Quem contrata o chamado “pacote de aventura” deve ter atenção redo­brada, verificando as condições dos equipamentos e se existe co­bertura de seguro – para que em caso de qualquer acidente não fi­que desamparado.

Caso durante a viagem, o consumidor identifique que o serviço prestado é diferente do contratado ele deve exigir o cumprimento do contrato, se houver a negativa deve reunir provas para buscar seus direi­tos em eventual ação judicial. O presidente do Ibedec-GO alerta para propagandas enganosas. “O consumidor deve ter aten­ção redobrada com as propa­gandas que apresentem ofertas muito vantajosas, pois muitas vezes escondem um serviço de qualidade duvidosa ou diverso ao anunciado”, alerta.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias