Itego Sebastião de Siqueira recebe premiação nacional
Redação DM
Publicado em 29 de setembro de 2015 às 19:06 | Atualizado há 10 anosO Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) Sebastião de Siqueira recebeu, em Brasília, o prêmio Construindo Igualdade de Gênero, que já está em sua 10ª edição e integra as ações do programa Mulher e Ciência. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, CNPq, MEC e ONU Mulheres.
A unidade do Itego foi escolhida para receber a premiação na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero, representando uma instituição que pensa e discute esta temática em Goiás. A solenidade teve a presença da ministra Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas para as Mulheres), do presidente do CNPq, Hernan Chaimovich e a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman.
O Itego Sebastião de Siqueira é mantido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).
Único ganhador desse prêmio no Estado, o Itego Sebastião de Siqueira recebeu, além da certificação, uma quantia de R$ 10 mil para investir em pesquisa e estudos referentes às questões da igualdade de gênero. A instituição foi representada por um grupo que incluiu a diretora Neulli Rolim e Patrícia Fernandes, supervisora de Integração Escola-comunidade do Itego, que coordenou o projeto.
Segundo Patrícia Fernandes, as ações com esse foco dentro da instituição tiveram início em 2008, quando foi criado um grupo de estudo em gênero, etnia e sexualidade com alunos e professores. Essa atividade foi a base para o projeto premiado. O objetivo para o futuro, segundo Patrícia, é promover políticas públicas que fortaleçam essa temática na formação profissional. Atualmente as atividades do grupo de estudos alcançam os mais de 1.300 alunos matriculados na unidade.