Cotidiano

Jovem de 18 anos é internada com suspeita de intoxicação por metanol em Goiânia

Léo Carvalho

Publicado em 7 de outubro de 2025 às 16:18 | Atualizado há 2 horas

Suspeita de intoxicação por metanol leva jovem de 18 anos ao Hospital de Urgências de Goiânia | Foto: Divulgação
Suspeita de intoxicação por metanol leva jovem de 18 anos ao Hospital de Urgências de Goiânia | Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) investiga um novo caso suspeito de intoxicação por metanol. A ocorrência envolve uma jovem de 18 anos, moradora de Senador Canedo, que está internada no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Segundo informações divulgadas nesta terça-feira (7) pelo secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, a paciente apresenta quadro estável, respira sem auxílio de aparelhos e segue em observação médica. Até o momento, não houve necessidade de uso de antídoto.

Com esse registro, Goiás soma quatro suspeitas recentes de intoxicação pela substância, associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. As demais ocorrências seguem em diferentes estágios de investigação.

Uma delas envolve uma mulher de 25 anos, residente em Itapaci, que permanece internada no Hospital do Centro Norte Goiano, em Uruaçu. Ela teria ingerido bebidas em Guarinos antes de apresentar os sintomas. Após dias em ventilação mecânica, a paciente mostrou melhora, mas seu estado ainda requer atenção.

Outro caso em análise é o de um homem de 47 anos, morador de Padre Bernardo, que está em protocolo de morte encefálica. O paciente deu entrada inicialmente em Brazlândia, no Distrito Federal, e foi transferido para o Hospital de Base de Brasília. Segundo a SES-GO, ele sofria de obesidade e hipertensão e desenvolveu insuficiência respiratória aguda. No carro em que estava foram encontrados diversos tipos de bebidas — como cervejas, vodkas e energéticos — comprados na região conhecida como Vendinha.

O quarto caso é o de um jovem de 20 anos, de Formosa, que já recebeu alta. Ele havia sido internado no Hospital Estadual de Formosa após relatar sintomas após ingerir vodka. A melhora foi progressiva, incluindo a recuperação da visão, e a alta ocorreu no último dia 4.

As autoridades sanitárias reforçam o alerta sobre o consumo de bebidas de procedência duvidosa e lembram que o metanol é altamente tóxico, podendo causar cegueira e até a morte mesmo em pequenas quantidades.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia