Cotidiano

Jovens terão aula dentro de delegacia

Redação

Publicado em 14 de agosto de 2015 às 01:22 | Atualizado há 10 anos

A 8ª Delegacia Regional de Polícia de Rio Verde deu início, na última terça-feira, ao programa educacional Polícia Civil Mirim. O programa será desenvolvido por meio de parceria entre a Polícia Civil, Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal da Juventude.

O objetivo é trazer adolescentes para dentro da delegacia, onde contarão com aulas de reforço escolar, práticas esportivas, noções de cidadania, entre outros conteúdos que ajudarão no processo de formação para que fiquem longe das drogas ou de situações de risco.

Segundo o delegado Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira, esse é um projeto da Polícia Civil desenvolvido em Rio Verde e que vem complementar outros que já estão em andamento no município. “A Polícia Civil está trazendo esses adolescentes aqui para dentro da delegacia. Essa é a única Delegacia do Estado de Goiás que terá salas de aulas com a finalidade de ajudar no processo de formação, mostrando as consequências para aqueles que usam drogas e a consequência do uso de drogas na prática de atos infracionais”, afirma o delegado.

Danilo deixa claro que a finalidade deste projeto é o trabalho preventivo, já que considera esse o melhor caminho para se combater o caos que vem se instalando nos municípios em relação às drogas. “A finalidade desse programa é ajudar a rede municipal de educação a encontrar com esse adolescente antes que ele se envolva com problemas relacionados às drogas, ajudando no processo de formação dessas pessoas”, explica Danilo.

O delegado continua: “Com o projeto teremos a possibilidade de resgatar alguns adolescentes que já se envolveram em alguns problemas e orientar aqueles que ainda não se envolveram, mostrando a eles um direcionamento de vida, obviamente, tendo esse complemento aqui na delegacia”.

Participarão do Programa Polícia Civil Mirim vinte adolescentes na faixa etária de 11 e 15 anos, todos alunos de escolas municipais de bairros mais humildes, sendo que estes são indicados pela secretaria da educação. As aulas acontecerão das 14 às 17h30, com tempo para reforço escolar; atividades físicas e palestras de formação educacional. Os alunos inscritos no programa recebem da Secretaria da Educação um kit escolar com todo material necessário, além de uniforme, lanche e transporte, estes oferecidos gratuitamente pela Polícia Civil.

Segundo o coordenador, Leandro da Silva Moraes, o programa é audacioso porque leva os adolescentes e sua família para dentro da delegacia. “Temos uma visão violenta da polícia e essa não é a visão que queremos mostrar, queremos que esses adolescentes conheçam a realidade de uma delegacia e aqui aprendam a se defender de situações de risco e obtenham lições de cidadania e formação educacional para toda vida”, explicou Leandro.

A primeira escola escolhida para participar do Programa é a Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) José do Prado Guimarães, do Bairro Martins, bairro do setor norte da cidade. Os alunos concluirão o curso em oito semanas, quando receberão um certificado emitido pela Polícia Civil.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias