Juiz decreta prisão preventiva de Márcia Zaccarelli por matar filha recém-nascida
Diário da Manhã
Publicado em 4 de setembro de 2018 às 11:53 | Atualizado há 7 anos
O juiz Jesseir Coelho de Alcântara, da 3ª Vara dos Crimes Dolosos Contra a Vida e Tribunal do Júri da comarca de Goiânia, decretou a prisão preventiva da professora Márcia Zaccarelli Bersaneti. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (03/09) pelo Tribunal de Justiça de Goiás. A mulher foi condenada a 18 anos e 8 meses de reclusão por matar a própria filha recém-nascida e esconder o corpo do escaninho do prédio onde morava, no Setor Bueno, durante cinco anos.
Ela já havia recebido a autorização do magistrado para responder pelo crime em liberdade. Contudo o juiz observou que durante o período que Márcia estava em livre não providenciou um enterro digno aos restos mortais da filha.
Jesseir ponderou ainda na sua decisão que a defesa da professora não providenciou nada para que ela se mantenha em liberdade. “A defesa interpôs recurso, foi intimada a se manifestar sobre o enterro, fez carga do processo (retirou os autos processuais com tempo estabelecido para devolução no fórum) e ainda não devolveu os autos ao cartório”, destacou o magistrado.
Jesseir Coelho de Alcântara pontuou que é necessária a prisão preventiva, diante da “inobservância da ré e da defesa à ordem judicial, obstruindo o bom andamento processual, ficando demonstrada a dificuldade da aplicação da lei penal”.
Condenação e caso
Em agosto deste ano, Márcia foi condenada por um júri popular a 18 anos e 8 meses de reclusão, a serem cumpridos em regime fechado, na Penitenciária Odenir Guimarães, antigo Cepaigo. Os jurados entenderam que a mulher é culpada pelo crime e que agiu com frieza e crueldade ao assassinar a filha tapando o nariz da recém-nascida o que fez com que ela morresse asfixiada.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Goiás, o júri entendeu que, na época, a professora não possuía nenhuma doença ou perturbação mental. Sendo que a ré possui uma ocupação lícita, curso superior completo e boa adaptabilidade social.