Lembra deles? Veja os brinquedos febre nos anos 90
Redação DM
Publicado em 18 de janeiro de 2022 às 14:14 | Atualizado há 3 anos
É férias escolares e as crianças só querem brincar. E se hoje o que faz a cabeça dos pequenos são os itens motorizados, como os hoverboards (skate elétrico), nos idos anos de 1990, a moda era andar para lá e para cá com um Tamagotchi. Muita coisa mudou nesses 30 anos, no entanto, há alguns artigos de entretenimento para crianças que atravessaram gerações e, repaginados, continuam fazendo a alegria da moçada. Relembre com o DM alguns brinquedos que reinavam nessa época e ainda tem espaço e os que caíram no rol do esquecimento.
Um brinquedo sempre em alta entre os pequenos é o LEGO. A caixa de blocos sortidos foi criado na década de 1930, fez sucesso nos ano 90 e ainda faz porque soube se reinventar. Hoje é possível encontrar o brinquedo com peças maiores para bebês de 1 a 3 anos ou para os mais crescidinhos montarem construções avançadas. Tem até linhas temáticas e inspiradas em filmes. Ele é ainda recomendado pelos educadores, já que estimula criatividade e concentração.
A amoeba, massinha que parece uma gelatina colorida, também estava em alta nos anos 90 e até hoje ainda faz a alegria da moçada. Hoje, em uma textura diferente – a amoeba é mais macia e gelada – a massinha faz sucesso com o nome de slime, em que as crianças podem fazer em casa e acrescentam glitter e outros adereços.
Entre os brinquedos que não estão entre nós está o Tamagotchi, que era mais conhecido como “bichinho virtual”. A dinâmica era parecida com o jogo que faz sucesso hoje em dia, o Pou. Era preciso cuidar do bichinho e ele ia crescendo e evoluindo. Caso recebesse maus tratos poderia até falecer.
Os Tazos, que vinha como atrativo de um salgadinho, também deixaram saudade entre os adultos de hoje e, possivelmente, não é conhecido entre as crianças atuais. O brinquedo servia para colecionar e disputar o jogo chamado bafo.
O polêmico bate-bate se foi e deverá nunca mais voltar, pois, dizia-se muito na época do poder de machucar os braços dos pequenos. Ele consistia em duas bolas presas por cordas e na graça de fazer encostar uma na outra sem parar, o que fazia um barulho não muito apreciado pelos pais.
Agora, a mola colorida em que era possível passar de uma mão para outra, sem dúvidas era uma brincadeira mais silenciosa e hipnotizante, assim como o vai e vem. Nele, eram necessário duas pessoas que seguravam cordas que tinham ao meio um objeto cilíndrico que era movimentando ao se abrir as mãos.
Era ainda muito popular os bonecos do mangá Cavaleiro dos Zoodíaco, a boneca Barbie (que até hoje é extremamente popular), o Pogobol, Pense Bem entre vários outros. E aí? Deu saudade?