Cotidiano

Maior quadrilha do Brasil em roubo de defensivos agrícolas é desarticulada

Diário da Manhã

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 13:24 | Atualizado há 4 meses

A Polícia Civil (PC) cumpriu 16 mandados de prisão e 15 mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (16/11), além de apreender vários carros e motos de luxo, caminhões, imóveis e valores em conta. De acordo com a polícia, essa é a maior organização criminosa do Brasil especializada em roubo de defensivos agrícolas. O chefe da quadrilha é Alexsandro Risson, que também foi preso.

Conforme a polícia, a quadrilha roubava os defensivos agrícolas nas fazendas, depois eles eram estocados em revendas ou galpões em Araguari-MG, em seguida os defensivos eram vendidos com Notas Fiscais emitidas pelas empresas ocultadoras e, após a venda dos produtos, os suspeitos eram pagos por meio do recebimento de veículos.

De acordo com a PC, outros suspeitos atuavam diretamente na associação. Raphael Alves era auxiliar do chefe, Valdenir Astolfo era líder dos ladrões, enquanto Genésio Borges atuava como líder das empresas ocultadoras.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a quadrilha atuava em oito estados brasileiros e, somente em Goiás, os prejuízos causados aproximam-se de R$ 10 milhões. Ao todo, eles teriam movimentado mais de R$ 30 milhões ao longo dos anos de 2016 e 2017.

Com a operação, o Grupo de Repressão a Crimes Rurais e Divisas (GRCRD) conseguiu recuperar aproximadamente 9 toneladas de defensivos agrícolas, que foram devolvidos às vítimas. Essa é a segunda etapa da Operação Terra Verde, que ainda cumprirá outros mandados de prisão.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias