Home / Cotidiano

Cinema Nacional

Mazzaropi, o caipira que conquistou o Brasil

Conheça a obra do ícone do cinema brasileiro e confira alguns filmes imperdíveis

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Amácio Mazzaropi foi um ator, humorista, cantor, produtor, roteirista e cineasta brasileiro. Um dos nomes mais conhecidos do cinema nacional, ficou marcado pelos papéis como o “jeca” ou o “caipira”, tendo produzido, escrito, dirigido e estrelado 32 produções entre 1952 e 1980.

Mazzaropi nasceu em São Paulo em 9 de abril de 1912. Iniciou sua carreira artística como palhaço no circo, onde ficou conhecido como o “Cabeleira”. Em 1952, estreou no cinema no filme “Sai da Frente”, dirigido por Victor Lima.

No início de sua carreira, Mazzaropi atuou em filmes de outros diretores, como “Candinho” (1954), de Abílio Pereira de Almeida, e “A Carrocinha” (1955), de Carlos Manga. Em 1958, fundou sua própria produtora, a PAM Filmes, e passou a produzir, escrever, dirigir e estrelar seus próprios filmes.

Os filmes de Mazzaropi eram marcados por um humor popular e uma visão crítica da sociedade brasileira. Ele interpretava o personagem Jeca, um caipira simples e honesto que sempre acabava se metendo em confusões.

Mazzaropi foi um dos atores mais populares do Brasil. Seus filmes foram vistos por milhões de pessoas e influenciaram gerações de artistas. Ele morreu em São Paulo em 13 de junho de 1981, aos 69 anos, vítima de câncer de medula óssea.

Filmes para assistir


		Mazzaropi, o caipira que conquistou o Brasil
Foto: Divulgação. Foto: Divulgação


Para quem quer conhecer a obra de Amácio Mazzaropi, separamos alguns filmes imperdíveis:

Sai da Frente (1952): O primeiro filme de Mazzaropi, no qual ele interpreta um caipira que se mete em confusão com um carroceiro.

Candinho (1954): Mazzaropi interpreta um caipira que é enganado por um vigarista.

A Carrocinha (1955): Mazzaropi interpreta um carroceiro que se apaixona por uma jovem rica.

O Fuzileiro do Amor (1956): Mazzaropi interpreta um caipira que se alistou no exército para conquistar uma mulher.

O Jeca Tatu (1957): Mazzaropi interpreta o personagem Jeca Tatu, um caipira preguiçoso e malandro.

Legado


		Mazzaropi, o caipira que conquistou o Brasil
Museu Mazzaropi é um museu localizado na cidade de Taubaté, dedicado ao cineasta e comediante brasileiro Amácio Mazzaropi - Foto: Divulgação. Foto: Divulgação


Mazzaropi é considerado um dos ícones do cinema brasileiro. Sua obra é uma importante contribuição para a cultura popular do país. Seus filmes continuam sendo exibidos na televisão e na internet, e continuam divertindo e emocionando o público.

Em 2005, o Museu Mazzaropi foi inaugurado em Taubaté, interior de São Paulo. O museu abriga um acervo com toda a obra do artista, incluindo filmes, fotografias, documentos e objetos pessoais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias