Cotidiano

Mercedes-Benz faz estreia no segmento de picapes

Diário da Manhã

Publicado em 8 de novembro de 2016 às 00:54 | Atualizado há 4 meses

Aproveitando a transformação do mercado de picapes médias no mundo todo, a Mercedes-Benz anuncia a produção da sua picape média ao apresentar o conceito X-Class. Com isso, a marca alemã será a primeira fabricante premium a entrar no promissor segmento de picapes. A picape Mercedes-Benz Classe X destinada ao mercado latino-americano será produzida em Córdoba, na Argentina, e deve ser lançada até 2018. Para os mercados europeu, sul-africano e australiano, a produção da Classe X será na Espanha.

A Classe X resulta de uma parceria com a Renault-Nissan e será construída sobre a plataforma da nova geração da Nissan Frontier, que começa a ser produzida na Argentina no próximo ano, mas com previsão de chegar ao Brasil somente em 2018. Por sua vez, a Renault Alaskan, derivada da Frontier, demora mais dois anos para chegar ao Brasil. Embora utilizando a plataforma, a picape da Mercedes-Benz passa pela engenharia e design alemão. No Brasil, a Classe X vai concorrer com as picapes Ford Ranger, Chevrolet S10, Toyota Hillux, Mitsubishi L200 e a própria Frontier.

Duas versões do conceito X-Class foram mostradas pela marca na Suécia, durante sua apresentação mundial. Uma foi a “stylish performer” e a outra a “powerful adventure”. A primeira foi apresentada na cor branca, com visual requintado e no estilo clássico, com rodas de 22 polegadas e detalhes em madeira no interior. A “powerful adventura”, destinada a aventura, como a própria nomenclatura define, recebeu a cor amarelo, grande distância do solo e pneus 35×11 para todo tipo de terreno. Com 1,90 metro de altura e design robusto, o conceito X-Class powerful adventure se impõe pela aparência.

A picape Classe X, assim como a Mercedes-Benz oferece aos demais modelos da marca, terá variadas combinações de equipamentos para personalização do exterior e do interior. Além disso, a marca está desenvolvendo um programa próprio de acessórios para a sua primeira picape como, por exemplo, coberturas para caçamba e diversos elementos de estilização. O protótipo X-Class, que estará em exposição no Salão do Automóvel de São Paulo, reflete espírito eminentemente aventureiro.

No que diz respeito à conectividade, o Classe X definirá novos padrões neste segmento. Graças ao módulo de comunicação com cartão SIM específico do veículo, é possível utilizar os abrangentes serviços Mercedes me connect. Assim, o condutor pode acessar sua picape via smartphone, tablet ou PC a qualquer momento e de qualquer lugar para, por exemplo, enviar destinos de navegação para o veículo, verificar onde a picape está estacionada e os níveis do tanque de combustível. Além desses serviços remotos online opcionais, estão à disposição os serviços básicos de série como a gestão de acidentes, manutenções e panes.

Motor Diesel V6

A Classe X topo de linha terá motor diesel V6 conjugado com uma tração permanente nas quatro rodas 4Matic. O sistema de tração total combina um sistema de tração eletrônico, uma caixa de transferência com redução fora de estrada e dois bloqueios de diferencial. O sistema de tração e os bloqueios de diferencial ativados eletricamente levam a força motriz para onde a tração é melhor. Sob condições off-road extremas, o diferencial das rodas traseiras e o diferencial longitudinal podem ser bloqueados. Deste modo é possível transpor obstáculos difíceis e subidas íngremes com segurança.

O sistema de propulsão bastante potente, combinado com o quadro do chassi tipo escada permitem uma carga útil superior a 1,1 tonelada e uma força de tração de até 3,5 toneladas. O trem de rodagem de fabricação própria com eixos largos, um eixo traseiro de cinco braços com molas helicoidais e uma configuração de molas e amortecedores ajustada com exatidão garantem elevado conforto de condução on e off-road.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias