Cotidiano

 Ministério da Segurança Pública ganha respaldo de colegiado nacional

Diário da Manhã

Publicado em 12 de novembro de 2016 às 01:35 | Atualizado há 9 anos

A proposta de criação do Ministério da Segurança Pública, defendida pelo vice-governador e titular da SSPAP,  José Eliton, ganhou força na quinta-feira (10/11), durante a 64ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). “É uma medida essencial para que os Estados consigam investir de forma incisiva no combate à criminalidade”, afirmou.

Segundo o vice-governador, a criação do novo ministério representa um caminho importante para garantir mais segurança para ao País. “Precisamos de uma estrutura forte, com autonomia e recursos para atender as necessidades dos Estados”, defendeu. A proposta, que foi respaldada pelo colegiado, faz parte de um conjunto de medidas para um Brasil mais seguro apresentadas por José Eliton aos demais secretários de Segurança Pública.

Entre as ações defendidas por Eliton estão alterações no Código de Processo Penal (CPP) e nas Leis de Execuções Penais (LEP), valorização das forças policiais e reestruturação do sistema penitenciário, entre outras. “Segurança Pública é um tema que interessa a todos e deve ser debatido com a mais absoluta seriedade”, disse.

O secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, também presente no encontro, defendeu que as estratégias discutidas em Goiânia sejam levadas adiante. Para ele, é preciso envolvimento nas causas que visam combater à criminalidade. “São discussões muito importantes. O engajamento de vocês é fundamental para que os debates avancem. A Secretaria Nacional de Segurança Pública está de portas abertas para recebê-los”, garantiu.

Na reunião, também foram analisados os resultados obtidos até agora com a cooperação entre os Estados no combate ao crime organizado. O aprimoramento de políticas públicas voltadas para a segurança também esteve entre as pautas debatidas na reunião do Consesp.

Pacto Integrador

A reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública foi realizada simultaneamente ao 4º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual. O pacto é presidido por José Eliton e tem por objetivo integrar os serviços de inteligência e planejar em conjunto ações para coibir o crime organizado, entre eles, o tráfico de drogas e de armas, roubo de cargas e de veículos, além de assaltos a bancos, com uso de armamento pesado e explosivos, por exemplo.

Entre as pautas do 4º Encontro do Pacto Integrador estão a prestação de contas dos trabalhos realizados pelas câmaras temáticas de Análises Criminais, Planejamento e Operações, Inteligência e Ações Sociais; definição de metas para segurança de divisas e fronteiras; e a definição de estratégias para a condução dos trabalhos entre os estados e o governo federal para o combate à criminalidade.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias