Cotidiano

Ministério Público Federal proíbe vacina contra o vírus HPV

Redação DM

Publicado em 18 de dezembro de 2015 às 16:45 | Atualizado há 10 anos

O Ministério Público Federal (MPF) de Uberlândia (MG) ajuizou uma ação civil pedindo para que a Justiça Federal proíba a rede pública de saúde de aplicar a vacina contra o HPV em todo o país. A vacina sempre foi alvo polêmicas devido aos efeitos colaterais que pode causar nas crianças.

A ação também pede a nulidade de todos os atos normativos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que administra a vacina no país. O procurador da República Cléber Eustáquio Neves foi o responsável pelo pedido, que foi baseado no fato de que não foram realizados estudos no qual comprovam a eficácia ou efeitos colaterais da vicina.

O Papiloma Vírus Humano é responsável pelo câncer de colo de útero e desde 2014 a vacina contra o vírus é disponibilizada para meninas de 9 e 13 anos no Brasil, pois é o principal método de prevenção. O HPV é sexualmente transmissível, contaminando ambos os sexos, porém o efeito causado nas mulheres é mais devastador, devido à ligação com os casos de câncer de útero.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia